Ao brincarmos no parque, percebemos que muitas folhas estavam sendo arrancadas da cerca viva do nosso jardim. Observamos que as crianças realizavam esta ação, não com o intuito de destruir as plantas, mas com a intensão de inserir estas folhinhas nas brincadeiras desenvolvidas durante o horário do parque.
Passeio observando a beleza dos outros jardins da nossa escola
Mas o que estava acontecendo era a mutilação dos nossos jardins, que em alguns pontos já estava praticamente destruídos.
Observando as flores e as cores presentes nelas
A partir desta problemática, levamos as crianças a observarem o que estava acontecendo, questionando-lhes:
- Por que isto estava acontecendo? Como nós estamos contribuindo com isto? Por que precisamos evitar que isso aconteça? O que podemos fazer para mudar esta realidade?
Descobrimos uma abelha na flor, trabalhando para recolher o mel.
Observamos como as flores dão um colorido bonito ao nosso dia-a-dia.
Admirando e sentindo as flores
Em sala, após o passeio, realizamos uma atividade de pintura com as cores do nosso jardim
A partir destas perguntas, demos início a uma sequência de estudos que propõe desde a interação consciente com os jardins da nossa escola, a observação e contemplação, até a reconstrução daquilo que foi sendo destruído ao longo do tempo e preservação.
Atividade explorando os conhecimentos prévios das crianças: O que é natureza?
procurando imagens em revistas e elaborando um cartaz.
Continua...
Não perca das próximas postagens...
Nenhum comentário:
Postar um comentário