segunda-feira, 4 de abril de 2011

Novas descobertas

 

Por que trabalhar com os nomes próprios? As crianças que estão em processo de alfabetização podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe.

Estas atividades permitem à criança:

- Diferenciar letras e desenhos;



- Diferenciar letras e números;



- Diferenciar letras, umas das outras;



- Perceber a quantidade de letras usadas para escrever cada nome;



- Conhecer a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;



- Perceber a orientação da escrita: da esquerda para a direita;



- Observar que se escreve para resolver alguns problemas práticos;



- Conhecer o nome das letras;



- Adquirir um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);



- Desenvolver habilidades grafo-motoras;



- Adquirir uma fonte de consulta para escrever outras palavras.



PORQUE AS RUAS TEM NOME?


ATÉ A ESCOLA TEM NOME?


APROVEITANDO QUE EM MARÇO COMEMORAMOS O ANIVERSÁRIO DE JOINVILLE, FOMOS EXPLORAR O NOME DA NOSSA CIDADE, O SEU MAPA E OS BAIRROS QUE FAZEM PARTE DELA
FIZEMOS UMA PESQUISA PARA DESCOBRIRMOS O BAIRRO EM QUE MORAMOS E O BAIRRO QUE OS AMIGOS MORAM.






REGISTRAMOS TUDO EM UM GRÁFICO.


DEPOIS DE ENTENDERMOS COMO É IMPORTANTE QUE AS PESSOAS, OBJETOS E LUGARES TENHAM NOME, RESOLVEMOS DESCOBRIR O ENDEREÇO DA PROFESSORA DEISE, QUE EM 2010 FOI PROFESSORA DE MUITOS DOS AMIGUINHOS DA NOSSA TURMA. RESOLVEMOS ESCREVER UMA CARTA PARA ELA.







CARTA ESCRITA, E ENVELOPADA... FOMOS TODOS ATÉ A AGÊNCIA DE CORREIOS LEVAR NOSSA CARTINHA!






AGORA NÃO VEMOS A HORA DE RECEBERMOS A RESPOSTA DA NOSSA CARTINHA!
BEIJINHOS À TODOS E ATÉ A PROXIMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário