Por que trabalhar com os nomes próprios? As crianças que estão em processo de alfabetização podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe.
Estas atividades permitem à criança:
- Diferenciar letras e desenhos;
- Diferenciar letras e números;
- Diferenciar letras, umas das outras;
- Perceber a quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
- Conhecer a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
- Perceber a orientação da escrita: da esquerda para a direita;
- Observar que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
- Conhecer o nome das letras;
- Adquirir um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
- Desenvolver habilidades grafo-motoras;
- Adquirir uma fonte de consulta para escrever outras palavras.
Nas rodas de conversa descobrimos que tudo o que existe tem um nome. Ficamos curiosos querendo saber porque.
POR QUE AS COISAS TEM NOME? |
PORQUE AS RUAS TEM NOME? |
ATÉ A ESCOLA TEM NOME?
APROVEITANDO QUE EM MARÇO COMEMORAMOS O ANIVERSÁRIO DE JOINVILLE, FOMOS EXPLORAR O NOME DA NOSSA CIDADE, O SEU MAPA E OS BAIRROS QUE FAZEM PARTE DELA
FIZEMOS UMA PESQUISA PARA DESCOBRIRMOS O BAIRRO EM QUE MORAMOS E O BAIRRO QUE OS AMIGOS MORAM.
REGISTRAMOS TUDO EM UM GRÁFICO.
DEPOIS DE ENTENDERMOS COMO É IMPORTANTE QUE AS PESSOAS, OBJETOS E LUGARES TENHAM NOME, RESOLVEMOS DESCOBRIR O ENDEREÇO DA PROFESSORA DEISE, QUE EM 2010 FOI PROFESSORA DE MUITOS DOS AMIGUINHOS DA NOSSA TURMA. RESOLVEMOS ESCREVER UMA CARTA PARA ELA.
CARTA ESCRITA, E ENVELOPADA... FOMOS TODOS ATÉ A AGÊNCIA DE CORREIOS LEVAR NOSSA CARTINHA!
AGORA NÃO VEMOS A HORA DE RECEBERMOS A RESPOSTA DA NOSSA CARTINHA!
BEIJINHOS À TODOS E ATÉ A PROXIMA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário