A literatura é arte e uma das mais importantes, pois a sua matéria é a palavra. Além disso, sua eficácia como instrumento de formação do ser está ligada a uma das atividades básicas do indivíduo em sociedade, que é a leitura.
Entendemos a leitura como um diálogo entre o leitor e o texto e parece que nenhuma outra forma de ler o mundo é tão rica e eficaz quanto a que a literatura permite.
Acreditamos que a leitura precisa ser descoberta muito menos como um mero entretenimento e muito mais como uma aventura que engaje o eu em uma experiência de inteligência e emoção, que desenvolve a imaginação, amplia nosso repertório, nosso vocabulário e nos permite transformar ou engrandecer nossa experiência de vida em um grau de intensidade que não se iguala a nenhuma outra a atividade.
"Ele é, desde o começo, o bom leitor que continuará a ser se os adultos que o circundam alimentarem seu entusiasmo, em lugar de pôr a prova sua competência, estimularem seu desejo de aprender... optarem em perder noites lendo, em lugar de procurar ganhar tempo... e se recusarem a transformar em obrigação aquilo que é prazer." Daniel Pennac
O mesmo autor diz que "somos habitados por livros e amigos".
Ainda segundo Dabiel, "o homem constrói casas porque está vivo, mas escreve livros porque se sabe mortal. Vive em grupo porque é gregário, mas lê porque se sabe só. Esta leitura é uma companhia que não ocupa o lugar de qualquer outra, mas nenhuma outra companhia saberia substituir."
"Chegamos ao ponto em que temos que educar as pessoas naquilo que ninguém sabia ontem, e prepará-las para aquilo que ninguém sabe ainda, mas que alguns terão que saber amanhã." Margaret Mead
Abraços e até a próxima postagem!
Professora Juliana
Nenhum comentário:
Postar um comentário