Vivemos numa sociedade letrada, onde apenas a alfabetização não suporta mais as inforormações das quais as crianças tem acesso, precisamos do letramento.
Esse letramento acontece quando a criança percebe a função social da escrita. O primeiro contato da criança com a escrita em sua função social, é através do nome próprio. Por isso, realizamos diversas atividades relacionadas ao nome, onde a criança pode realizar a reflexão a partir da escrita do mesmo.
Escrita do nome no balão, para brincarmos livremente sem a preocupação de perdê-lo, pois cada um pode identificar o seu...
Escrita do nome nas atividades e na apostila.
Montar o nome utilizando letras móveis... enfim, a escrita do nome aparece em vários momentos da nossa rotina.
Propusemos então, a confecção da lista telefônica da nossa turma, para que a criança avance nos estágio da construção da escrita, através da relfexão sobre a escrita do nome dos amigos. Esse trabalho iniciou com uma roda de conversa, onde abordamos questões relacionadas a esse recurso: qual a sequência de uma lista telefônica? Para que ela seve? O que ela deve conter?
Em seguida, iniciamos a sua confecção e as crianças estão super empolgadas, contando as letras do alfabeto para chegar a vez de ser o seu nome...
Em breve os familiares poderão conferir de pertinho o resultado desse trabalho!
Até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário