No Período Integral a brincadeira não é apenas diversão, é pura “aprendizagem”.
Afinal, quando a criança brinca, entra em um espaço imaginário que lhe
possibilita uma maravilhosa experiência de criar e recriar a realidade a partir
de sua fantasia e imaginação. É através do “faz de conta”, que a criança
assimila a realidade e se apropria do “mundo real”.
Então, aproveitamos cada segundo para brincar e mergulhar no mundo da imaginação, carregando nossa vida de experiências e sensações que favorecem um desenvolvimento harmônico e prazeroso.
A brincadeira não é uma atividade que a criança já nasce sabendo. Brincar implica troca com o outro, trata-se de uma aprendizagem social.
Parece brincadeira, mais o assunto é sério. Através do lúdico são
desenvolvidas habilidades necessárias para a vida escolar e social:
- Criatividade;
-
Resolução de Problemas;
-
Colaboração;
-
Socialização;
- Equilíbrio;
-
Autocontrole
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem"
(Carlos Drummond de Andrade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário