ESPELHO, ESPELHO MEU,
QUEM SOU EU...
Nosso primeiro projeto visa trabalhar com a identidade de cada criança, valorizando-a como um ser social e possibilitando a percepção de que cada ser possui sua importância para a vida em comunidade, como elemento
que a constitui e transforma.
A partir do livro de Todd Parr,
iniciamos nossas atividades
No espelho, observando nossas características físicas
e emocionais, tendo sempre a percepção
de que cada um é diferente, mas que nem
de que cada um é diferente, mas que nem
por isso somos melhores ou piores, apenas únicos.
Em roda, discutimos o perfil de cada criança,
nome, cor dos olhos, idade...
Em seguida, pegamos o gancho e trabalhamos
o CORPO HUMANO...
o CORPO HUMANO...
"cabeça, corpo, braços e pernas, lembrando sempre que braços e pernas saem do corpo e não da cabeça"
Exploramos as noções de medidas relacionadas ao
próprio corpo em relação ao outro.
Quando eu era PEQUENO eu era assim...
agora que sou GRANDE eu sou assim...
A partir do livro de Ana Terra
NOME
Tarefa de casa com a família
HISTÓRIA DO MEU NOME
FOTOS
Favorecemos a construção da identidade, por meio de interações sociais, observando e conversando sobre aqueles com quem as crianças convivem, a fim de promover o conhecimento de si mesma, do meio e do outro.
Sempre que necessário mediamos e intervimos
nos diversos momentos de convívio diário,
objetivando favorecer a interação e socialização,
bem como valores como respeito, afetividade e cooperação.
Socializamos e estimulamos a participação ativa e crítica das crianças na diferentes tarefas que se desenvolvem na sala de aula e que constituem o modo de viver da comunidade democrática de aprendizagem.
A partir do livro
Os três porquinhos
falamos sobre MORADIAS
Conversamos sobre os tipos de moradias, lembramos dos índios que moram em ocas, dos esquimós que moram em iglus e daqueles que não tem moradia.
Partimos então para as comparações.
Quem mora em prédio e quem mora em casa?
Registramos os tipos de moradias
dos três porquinhos
tijolos, palha e madeira.
" A construção da identidade é um processo contínuo de incorporação, ajustes e transformação dos elementos culturais, sociais e históricos, numa síntese única que se denomina identidade."
...e o projeto continua...
Agora iremos falar sobre
valores: FAMÍLIA
Grande abraço
Profª Rafa
Nenhum comentário:
Postar um comentário