segunda-feira, 30 de março de 2015

Projeto: Espelho, espelho meu, quem sou eu? - Profª Rafa


ESPELHO, ESPELHO MEU, 
QUEM SOU EU...

Nosso primeiro projeto visa trabalhar com a identidade de cada criança, valorizando-a como um ser social e possibilitando a percepção de que cada ser possui sua importância para a vida em comunidade, como elemento 
que a constitui e transforma.

A partir do livro de Todd Parr, 
iniciamos nossas atividades 

 No espelho, observando nossas características físicas
e emocionais, tendo sempre a percepção 
de que cada um é diferente, mas que nem 
por isso somos melhores ou piores, apenas únicos. 




Em roda, discutimos o perfil de cada criança, 
nome, cor dos olhos, idade...

Em seguida, pegamos o gancho e trabalhamos 
o CORPO HUMANO...
"cabeça, corpo, braços e pernas, lembrando sempre que braços e pernas saem do corpo e não  da cabeça"



Exploramos as noções de medidas relacionadas ao 
próprio corpo em relação ao outro.


Quando eu era PEQUENO eu era assim...
agora que sou GRANDE eu sou assim...


A partir do livro de Ana Terra

Focamos a importância das pessoas, pelo
nome, documentos, fotos e impressões digitais.

NOME








Tarefa de casa com a família

HISTÓRIA DO MEU NOME



FOTOS








Favorecemos a construção da identidade, por meio de interações sociais, observando e conversando sobre aqueles com quem as crianças convivem, a fim de promover o conhecimento de si mesma, do meio e do outro.





Sempre que necessário mediamos e intervimos 
nos diversos momentos de convívio diário, 
objetivando favorecer a interação e socialização, 
bem como valores como respeito, afetividade e cooperação.





Socializamos e estimulamos a participação ativa e crítica das crianças na diferentes tarefas que se desenvolvem na sala de aula e que constituem o modo de viver da comunidade democrática de aprendizagem.




A partir do livro 
Os três porquinhos
falamos sobre MORADIAS



Conversamos sobre os tipos de moradias, lembramos dos índios que moram em ocas, dos esquimós que moram em iglus e daqueles que não tem moradia.






Partimos então para as comparações.
Quem mora em prédio e quem mora em casa?



Registramos os tipos de moradias 
dos três porquinhos
tijolos, palha e madeira.










" A construção da identidade é um processo contínuo de incorporação, ajustes e transformação dos elementos culturais, sociais e históricos, numa síntese única que se denomina identidade."

...e o projeto continua...

Agora iremos falar sobre 
valores: FAMÍLIA

Grande abraço
Profª Rafa

Nenhum comentário:

Postar um comentário