segunda-feira, 6 de abril de 2015

Dança / Corpo e Movimento - Infantil III ao V - Profª Arlete

SEJAM BEM VINDOS AS AULAS DE DANÇA/CORPO E MOVIMENTO

            Para entender melhor vamos refletir um pouco sobre o que se diz a respeito do  MOVIMENTO, conforme REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL...
         O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. 

"O movimento para a criança pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança. O ato motor faz-se presente em suas funções expressiva, instrumental ou de sustentação às posturas e aos gestos."

Infantil III ao V (  Matutino e Vespertino )

Objetivos:

Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento,
utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas
brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;

Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento,
como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo
gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;

Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando
seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades
motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais
situações;

Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc.,
para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes
materiais e objetos;

Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo,
conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e
desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e
cuidado com o próprio corpo.






             Os recursos de contenção motora, por sua vez, se traduzem no aumento do tempo que a criança consegue manter-se numa mesma posição. Vale destacar o enorme esforço que tal aprendizado exige da criança, já que, quando o corpo está parado, ocorre intensa atividade muscular para mantê-lo na mesma postura. Do ponto de vista da atividade muscular, os recursos de expressividade correspondem a variações do tônus (grau de tensão do músculo), que respondem também pelo equilíbrio e sustentação das posturas corporais.







          É grande o volume de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas que envolvem complexas sequencias motoras para serem reproduzidas, propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.









        Os jogos, as brincadeiras, a dança e as práticas esportivas revelam, por seu lado, a  cultura corporal de cada grupo social, constituindo-se em atividades privilegiadas nas quais o movimento é aprendido e significado.













           É importante que o trabalho incorpore a expressividade e a mobilidade próprias às crianças. Assim, um grupo disciplinado não é aquele em que todos se mantêm quietos e calados, mas sim um grupo em que os vários elementos se encontram envolvidos e mobilizados pelas atividades propostas.











Período Integral

Os conteúdos são os mesmos, porém as atividades são adaptadas e diferenciadas com muito mais dinâmica.  Atividades para trabalhar a socialização e seu desenvolvimento corporal.

Que tal uma corridinha na pista??


Depois vamos usar nossa coordenação motora e criatividade 
para desenhar  nosso amigo na quadra.







É isso ai galerinha!
Até a próxima...
Beijinhos
Professora Arlete




Nenhum comentário:

Postar um comentário