SEJAM BEM VINDOS AS AULAS DE DANÇA/CORPO E MOVIMENTO
Para entender melhor vamos refletir um pouco sobre o que se diz a respeito do MOVIMENTO, conforme REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL...
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo.
"O movimento para a criança pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança. O ato motor faz-se presente em suas funções expressiva, instrumental ou de sustentação às posturas e aos gestos."
Infantil III ao V ( Matutino e Vespertino )
Objetivos:
Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento,
utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas
brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento,
como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo
gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando
seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades
motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais
situações;
Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc.,
para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes
materiais e objetos;
Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo,
conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e
desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e
cuidado com o próprio corpo.
Os recursos de contenção motora, por sua vez, se traduzem no aumento do tempo que a criança consegue manter-se numa mesma posição. Vale destacar o enorme esforço que tal aprendizado exige da criança, já que, quando o corpo está parado, ocorre intensa atividade muscular para mantê-lo na mesma postura. Do ponto de vista da atividade muscular, os recursos de expressividade correspondem a variações do tônus (grau de tensão do músculo), que respondem também pelo equilíbrio e sustentação das posturas corporais.
É grande o volume de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas que envolvem complexas sequencias motoras para serem reproduzidas, propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento.
Os jogos, as brincadeiras, a dança e as práticas esportivas revelam, por seu lado, a cultura corporal de cada grupo social, constituindo-se em atividades privilegiadas nas quais o movimento é aprendido e significado.
É importante que o trabalho incorpore a expressividade e a mobilidade próprias às crianças. Assim, um grupo disciplinado não é aquele em que todos se mantêm quietos e calados, mas sim um grupo em que os vários elementos se encontram envolvidos e mobilizados pelas atividades propostas.
Período Integral
Os conteúdos são os mesmos, porém as atividades são adaptadas e diferenciadas com muito mais dinâmica. Atividades para trabalhar a socialização e seu desenvolvimento corporal.
Que tal uma corridinha na pista??
Depois vamos usar nossa coordenação motora e criatividade
para desenhar nosso amigo na quadra.
É isso ai galerinha!
Até a próxima...
Beijinhos
Professora Arlete
Nenhum comentário:
Postar um comentário