A partir de brincadeiras, interações sociais e vivência de situações diferenciadas, iniciamos o projeto EU SEI QUEM SOU.
O projeto tem como objetivo a construção da identidade e autonomia dos nossos pequenos. Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no fim da vida.
Em roda de conversa, trocamos experiências sobre o ser diferente com o auxilio do livro de Todd Parr
Em roda de conversa, trocamos experiências sobre o ser diferente com o auxilio do livro de Todd Parr
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, "a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos".
Trabalhamos as semelhanças, diferenças e fizemos comparações do alto, baixo, grande, pequeno.
Levando em conta sempre que somos diferentes, não melhores nem piores, apenas únicos e diferentes.
Trabalhamos o esquema corporal.
Cabeça, corpo, braços e pernas, lembrando sempre que os braços saem do corpo e não da cabeça.
Olha eu ai...
Registro do esquema corporal na folha de jornal
Meu autorretrato.
Registro no prato de papelão com massinha.
A partir da história de Todd Parr
Identificamos os membros da nossa família
Como tarefa de casa conversamos com a família sobre a nossa história.
Minha árvore genealógica.
A partir da história
Conversamos sobre nosso nome, reconhecemos
as letras, registramos na massinha.
Alinhavo das letras do nome
Bingo das letras
Como tarefa de casa, com a ajuda da família, descobrimos o porque do meu nome, qual o seu significado e quem o escolheu.
Trabalhamos as moradias, com a ajuda do livro,
Realizamos atividade de dobradura e confeccionamos um gráfico de quem mora em casa e quem mora em prédio.
Quanto aprendizado...
Saber o que é estável e o que é circunstancial em sua pessoa, conhecer suas características e potencialidades e reconhecer seus limites é central para o desenvolvimento da identidade e para a conquista da autonomia. (Referencial Curricular para a Educação Infantil, vol. 2, p 13)
Saber o que é estável e o que é circunstancial em sua pessoa, conhecer suas características e potencialidades e reconhecer seus limites é central para o desenvolvimento da identidade e para a conquista da autonomia. (Referencial Curricular para a Educação Infantil, vol. 2, p 13)
Abraços e até a próxima
Profª Rafa e Infantil IV
Que trabalho lindo e cheio de carinho. Parabéns Rafa!!!
ResponderExcluir