Semana do Folclore no Infantil V...
Sacis, cucas e mulas-sem-cabeça invadem o Infantil V
Você sabe o que significa folclore?
Afinal de contas, de onde veio essa palavra? Em 22 de agosto de 1846, a palavra folclore foi criada pelo inglês William John Thomas vinda de Folk, que significa povo e Lore, que significa conhecimento. Folclore é, então, o conjunto de conhecimentos, tradições, provérbios, superstições e crenças de um povo.
Trava-Línguas...
O que são?
Podemos definir o trava-línguas como frases folclóricas criadas pelo povo com o objetivo lúdico (brincadeiras). É um desafio de pronúncias, as crianças amam trabalhar com elas, são frases difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas e devem ser faladas rapidamente, mas muito divertidas também.
Conhecemos e brincamos com várias trava-línguas, resolvemos então confeccionar um livro e é claro, as quatro mais votadas pelas crianças.
Confeccionamos a capa do livro com colagem de lantejoulas com a ajuda de pinças, estimulando a coordenação motora fina, atenção e concentração.
Vejam o resultado!
As quatro trava-línguas mais votadas do Infantil V!
A coordenação motora fina trata dos movimentos realizados pelas mãos e dedos e também de sua ligação entre a mão e o olho, a coordenação viso-motora. Esse desenvolvimento é de grande relevância para a escrita e necessita que a criança tenha boa tonicidade muscular nos membros superiores e inferiores.
As turmas do Infantil V matutino e vespertino prepararam uma apresentação englobando tudo o que aprenderam. Foi muito bacana mostrar para os demais amigos da escola infantil toda a riqueza que o Folclore tem. Foi um momento muito legal de aprendizado e interação.
Cantamos músicas!
Apresentamos Parlendas...
E também os trava-línguas!
Parabéns crianças, pelo belo trabalho e envolvimento!
Até a próxima!
Beijinhos
Infantil V
Professora: Nany Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário