Para que as crianças tenham a capacidade de descobrir o caráter simbólico da escrita, é necessário proporcionar-lhes situações em que a escrita se torne elemento de seu pensamento.
Emília Ferreiro
Iniciamos as atividades com o alfabeto a partir de um vídeo muito divertido que assistimos na brinquedoteca...
Depois realizamos uma atividade em grupo onde era preciso montar o alfabeto na ordem correta!
Foi muito divertido!!
Em sala realizamos várias atividades sobre o alfabeto na apostila!!
Na roda de conversa a professora apresentou as 5 amigas que estão no alfabeto e nos ajudam a escrever as palavras... nossas vogais!!
A E I O U
Em pequenos grupos exploramos os livros das vogais...
E cada grupo apresentou sua vogal para os demais colegas!!
A linguagem oral e escrita, não se dá naturalmente, nem magicamente, mas, por meio da qualidade das interações que são estabelecidas entre criança x criança; criança e adultos; criança e os materiais de leitura.
Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2013, p. 101 - 102)
Também nas aulas de informática aproveitamos para aprender ainda mais sobre as vogais, com um joguinho muito divertido!!
A inserção dos diversos gêneros textuais na aprendizagem da criança favorece o desenvolvimento da leitura e da escrita, bem como criar momentos diversificados utilizando recursos variados onde a construção do conhecimento seja favorecida, com o apoio da ludicidade.
Vivenciar a língua é estabelecer cotidianamente múltiplas interações.
Até a próxima!!
Beijinhos
Profª Nay
Nenhum comentário:
Postar um comentário