VOGAIS!
As vogais são o começo do processo da descoberta tanto da escrita como da leitura.
As crianças nesta faixa etária estão preocupadas em compreender o mundo que as cercam e devemos possibilitar a elas conhecerem o mundo da leitura e escrita de forma prazerosa.
A Sequência Didática das vogais foi pensada, partindo dos questionamentos apresentados pelas crianças, quando utilizamos os livros, vamos à biblioteca, "Nany, que letra é essa?". Assim, de maneira lúdica e com materiais concretos as crianças puderam conhecer as vogais e perceber a presença destas no cotidiano.
É importante ensinar as vogais de forma divertida, vogal por vogal e sem muita pressa. Em primeiro momento apresentei para as crianças uma vogal de cada vez, e não precisou ser as vogais na ordem a, e, i, o, u. Em seguida as vogais que a criança tem em seu nome, assim cada criança foi identificando facilmente em etiquetas de seu material escolar e em outros diversos momentos.
Nesta atividade exploramos o nome próprio e as vogais que compõe, após a observação e exploração, as crianças circularam somente as vogais que aparecem em seu nome.
"A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças, pois é nessa fase da vida que estamos prontos a aprender o que é ensinado. Para que o processo de alfabetização alcance seu objetivo, é preciso que a criança tenha familiaridade com o mundo dos textos"
"É na Educação Infantil que as crianças recebem informações sobre a escrita, quando brincam com as sonoridades das palavras, reconhecem as semelhanças e diferenças, manuseia todo tipo de material escrito como revistas, gibis ou livros, obtendo assim o contato com as primeiras letras. E o projeto desenvolvido aproxima e apresenta os alunos ao processo de alfabetização"
Ao longo da Sequência Didática as crianças demonstravam interesse e satisfação ao realizar as atividades propostas.
"É gratificante ao término de uma Sequência Didática ver o resultado concreto através das ações e envolvimento de cada criança, desenvolvendo assim não apenas o conhecimento pedagógico ao identificar as vogais, mas também sua oralidade, percepção visual e espacial, bem como suas vivências no dia-a-dia."
"Foi um momento muito agradável e construtivo para os nossos alunos, que a partir desse momento prazeroso puderam concretizar o conhecimento adquirido com a prática"
Até a próxima!
Beijinhos com carinho
Professora: Nany
Nenhum comentário:
Postar um comentário