segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Período de adaptação

                   A cada início de ano, os pais têm pela frente o desafio da adaptação escolar.
            Sabemos que não existe uma idade “ideal” para o ingresso na escola. Contudo é importante que a decisão seja tomada com segurança pelos pais, pois grande parte deste processo dependerá dos sentimentos que a criança irá perceber dos adultos.
            A escola é um mundo de aprendizagens e descobertas que se abre para a criança e as grandes conquistas envolvem a conquista da autonomia, a ampliação dos vínculos afetivos, o espaço social e a estimulação cognitiva. Desta forma, estar na escola, é para a criança um momento privilegiado.
            Aos pais que matriculam os filhos desde cedo pela questão da rotina diária, vale lembrar que não há motivo para culpa. Na escola a criança será cuidada, amada e estimulada com compromisso e competência e é necessário lembrar também, que o que realmente importa é a qualidade do tempo que passamos com nossos pequenos, não a quantidade de tempo.
            Sendo assim, jamais devemos sentir culpa por escolher para nossos filhos um local agradável, seguro e repleto de pessoas que zelam pelo seu desenvolvimento integral.
            Na primeira semana, o desafio da criança é acostumar-se ao ambiente e aos adultos novos, inseridos em sua vivência. Reconhecer a escola, amigos, professores e auxiliares, sentir a tranqüilidade de que a separação da mamãe, papai ou vovó é momentânea é o grande conteúdo deste primeiro momento.
            O choro é um elemento importante de comunicação. Através dele a criança expressa seu desagrado e suas ansiedades, no entanto, o choro, nas semanas de adaptação é transitório. Quando da separação do adulto, é muito raro que a criança permaneça chorando. Quando isso acontece, a família é comunicada.
            Deve existir entre pais e professora, um vínculo de confiança. No entanto, confiança é um sentimento que é construído e como toda relação interpessoal, para isso é importante tempo, proximidade,  comunicação e acima de tudo, abertura para aceitar o novo e o outro.
            Outro fator determinante para uma boa adaptação da criança à escola é a informação. Os pais devem obter esclarecimentos em relação aos processos pedagógicos, materiais e rotinas.
            Na escola, os pais contarão com professores e outros profissionais que lhes auxiliarão a compreender o desenvolvimento da sua criança e da turminha, por isso, encontros para discussão destes aspectos devem acontecer não somente em reuniões coletivas, mas principalmente em atendimentos individuais.

Alguns lembretes importantes:       
- Deixar as crianças na porta da sala;
- Assinar diariamente a agenda escolar;
- Evitar entrar na sala no início da aula, para facilitar a entrega e a adaptação da criança no ambiente.
- Agendar horário com a professora para esclarecimentos mais específicos em relação ao seu (sua) filho (a), pois o momento da chegada ou saída nem sempre possibilita fazer isso.

Coordenação Pedagógica e SOE

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