segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dez coisas que toda criança gostaria que seus pais soubessem

1-      Sou uma criança, não um adulto em miniatura, e se essa é realmente a melhor fase da vida, não tente me “adultizar”, deixe que eu me vista como criança,  que assista programas de TV e ouça  musicas adequadas  a minha faixa etária, vá a locais e tenha hábitos que favoreçam meu desenvolvimento .
2-Brincar é muito importante, e a brincadeira é para mim fonte de aprendizado, novas descobertas e prazer. Quando brinco, testo possibilidades, descubro coisas novas, desenvolvo minha criatividade. Sempre que puder brinque comigo, observe e fique atento ao meu jeito de brincar, se você perceber que minha brincadeira está agressiva demais, por exemplo, você pode tentar me ajudar ou buscar ajuda para que eu não me torne um adulto violento. Você poderá me conhecer melhor e estar mais próximo a mim através das minhas brincadeiras.
3-     Você é para mim um grande exemplo, admiro as coisas que você faz, o jeito como fala, os hábitos que você tem, aproveite esse poder que você tem sobre mim me dando bons exemplos. O adulto que me tornarei amanhã será reflexo também do exemplo que vocês me dão hoje, pensem nisso.
4-     Colocar limites é um ato de amor. Ouvir não me deixa triste, mas é muito importante para minha formação. Preciso aprender desde cedo a ser contrariado em minhas vontades sem que isso gere grandes desconfortos ou crises. Quando crescer ouvirei muitos “nãos” e se você me ajudar a entender desde agora, que todo “não” tem um propósito, enfrentarei a vida com mais coragem, determinação e alegria.

5-      Viver em grupo pode ser um desafio pra mim. Faz muito pouco tempo que eu era um bebezinho que tinha todas as suas necessidades supridas por outras pessoas. Não precisava esperar a vez, ter horário para o que eu desejava, muito menos dividir nada com ninguém, nem atenção, nem brinquedos etc...Por isso às vezes enfrento conflitos no convívio com outras crianças e adultos, resolve-los e superá-los é um grande exercício de crescimento emocional. Não se preocupe em sempre resolver ou contornar essas situações por mim, vou aprender muito mais fazendo isso sozinho.
6-     Sou a realização de um sonho.  Sei que vocês desejavam muito ter um filho, e por isso estou aqui, feliz em ser seu filho. Mas por favor não queiram que eu realize outros sonhos seus, me treinando desde cedo para ser jogador de futebol, cientista, médico ou bombeiro. Não coloquem sobre mim a responsabilidade imensa de realizar coisas que vocês não tiveram a oportunidade de fazer. Com seu amor e apoio me ajudem a descobrir quem sou , a sonhar e realizar meus próprios sonhos, vocês perceberão que todos seremos mais felizes assim.
7-    Sou único no mundo, por isso ficar me comparando a outras crianças não faz sentido nenhum e pode me causar magoas profundas. É mais importante que você se alegre com minhas conquistas, e me ajude a superar minhas dificuldades, do que ficar me dizendo que o filho do vizinho aprendeu a andar, falar, ler e escrever antes que eu. Te amo e te aceito como você é, faça o mesmo por mim.
8-      Se interesse pelo meu mundo, você pode achar que sabe mais do que eu, o que não é verdade, pois cada um sabe coisas diferentes. Por isso se interesse verdadeiramente pelo meu mundo, pelas coisas que são importantes para mim, pelo que fiz na escola, pelo que aprendi hoje , etc. Quando me ouvir me ouça de verdade, com o coração aberto, vivendo comigo o prazer de cada descoberta que faço. Se você estiver muito ocupado na hora em que eu te procurar, me explique, e depois me procure para conversar, mas nunca “faça de conta” que me ouve, pois percebo e sofro com isso.
9-      Perceba quanta coisa eu consigo fazer sozinho, aprender a comer, escovar os dentes, trocar de roupa sozinho, foram grandes desafios pra mim, então vibre comigo a cada nova conquista, através do seu entusiasmo, elogio e apoio, me sentirei seguro e motivado para enfrentar novos desafios.
10-      Seu amor é tudo pra mim, nunca deixe de expressa-lo através de palavras e gestos carinhosos. Não tenha medo de ser sentimental demais, seu amor saudável por mim, jamais me fará mal, não serei mais fraco, mimado ou birrento porque você diz que me ama. O amor verdadeiro dará segurança para me desenvolver plenamente, à consciência de que não sou sozinho no mundo e  que minhas atitudes podem causar alegria ou sofrimento em outras pessoas, desenvolvendo dessa forma meu senso de responsabilidade.

Texto de Adriana T. S Romani





2 comentários:

  1. Olá Professora Adriana...
    Achei fantástica a iniciativa e a sua atitude em publicar algo que nos ajude a entender, compreender, sentir, compartilhar e verdadeiramente saber ajudar os nossos filhos, nessa fase tão importante do seu desenvolvimento.
    Acompanho sempre as publicações, gosto de olhar as fotos e acompanhar o dia-a-dia da escola. Parabéns... Continue nos ajudando com seus textos que nos fazem refletir...
    Abraços.
    Rita Schlotefeldt

    ResponderExcluir