terça-feira, 12 de abril de 2011

Nossos dentes e a mastigação.

    Todos nós sabemos o quanto é importante uma mastigação correta dos alimentos para dar início ao processo digestivo; por isso nesta atividade, fizemos uma aula prática para que as crianças pudessem associar a forma e função dos dentes. Primeiro, a turminha assistiu a um vídeo educativo sobre saúde bucal, feito especialmente para crianças.

"No escurinho do cinema" aprendendo sobre a mastigação

    Logo após servimos, alguns biscoitos para serem cortados e triturados com os dentes determinados para a função. Alguns amigos estavam com algumas "janelinhas", aproveitamos para refletir como os dentes realmente são importantes na mastigação, a falta permanente de um é suficiente para trazer prejuízos à nossa saúde!




Conversamos sobre a importância das outras estruturas da boca,como língua, saliva, bochecha. Ressaltamos a importância da saliva para umidificar o bolo alimentar.
As crianças aprenderam que bactérias não gostam de saliva e que para termos uma saliva de qualidade é importante ingerirmos muito líquido, de preferência água!
   Por último. ficaram sabendo que durante o sono, nossa boca fica mais seca e por isso os dentistas tanto  recomendam para que além das três escovações diárias, ninguém durma sem fazer uma boa higiene bucal!

A turminha deixa um recado: viva com saúde, alimente-se bem e beba muito líquido!

                                                    Até a próxima postagem.
                                                  Um abraço da Drª Heliana












Nenhum comentário:

Postar um comentário