domingo, 24 de abril de 2011

O DESESPERO DO MILHO VERDOLENTO

História: O desepero do  Milho Verdolento
  
Estamos desenvolvendo com as crianças, um tema relacionado com a importância de se usar diariamente o fio dental, para complementar a limpeza entre os dentes, nas áreas onde a escova dental não alcança.
Infelizmente, o hábito de usar o fio dental é muito negligenciado na cultura nacional, mas a limpeza entre os dentes só é feita corretamente, quando o usamos. O uso correto previne doenças gengivais e a cárie interproximal(entre os dentes), que atinge um grande número de crianças e poderia facilmente ser evitada.O combate e prevenção do mau hálito também são feitos com seu uso.
A instauração do hábito nos adultos é mais difícil, sendo mais compensadora a formação de uma atitude saudável na criança. A utilização correta requer uma habilidade  motora a ser desenvolvida ao longo da infância, com a ajuda dos pais. Pode ser introduzido por volta dos dois anos, mas será apenas entre 8 a 10 anos que as crianças conseguirão usá-lo corretamente; por isso salientamos a importância desta atividade em  benefício dos pequenos  e a necessidade  de interagirmos, trabalhando juntos.
 

Nesta história, um milho fica entalado entre os dentes de uma menina, causando dor. No final a personagem aprende que apenas a escova de dentes não é suficiente para efetuar a higiene bucal e conhece o "capitão fio dental"! 

Após a contação, a Drª Heliana simulou um pequeno grão de milho que ficou também entalado, desta vez nos dentes da "Fany", as crianças participaram escovando os dentes dela e na escovação o milho não saía, necessitando da ajuda do fio dental.


 Para que todas as crianças pudessem brincar, formamos grupos e assim participaram da escovação e remoção do milho com auxílio do fio dental.




















 As crianças não apenas ouvem a história, mas a vivem, participando como partes integrantes da narração!  
























  Nossa amiga Marjory, mostrou muito bem como usar o fio dental, de uma só vez jogou o milhozinho bem longe...






    Maitê tentou,  e muito, remover o milho com a escova de dentes, mas como todos os amigos pôde comprovar a necessidade do fio dental. Na foto abaixo, com o fio entre as mãos, ela está procurando onde o milhozinho foi parar...


















  Sempre tentando, escova e depois o fio dental!










                                      


Papai, mamãe ou responsável, fica aqui uma dica da Drª Heliana: façam da higiene bucal, um momento de prazer para as crianças, permitam a vocês brincar, contar histórias, ver bactérias e fugir delas.
Brincando a criança aprende!
 Até a próxima postagem.
 Um abraço,
 Drª Heliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário