segunda-feira, 2 de maio de 2011

Como é Bom Brincar!

Brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro. Cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem.
A escola deve oferecer oportunidades para a construção do conhecimento através da descoberta e da invenção, elementos estes indispensáveis para a participação ativa da criança no seu meio.


Brincar é uma necessidade básica, assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação.

Brincando, a criança desenvolve potencialidades: compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria.
As brincadeiras ajudam a estabelecer relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.

O brinquedo e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos.

Com brincadeiras e jogos, o espaço escolar se trasforma em um espaço mais agradável, prazeroso, de forma a permitir que o educador alcance sucesso em sala de aula.
No "Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil" está incluída na lei a importância de brincar e levar a arte para dentro da educação infantil.


Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias.


As atividades lúdicas possibilitam fomentar a "resiliência", pois permitem a formação do autoconceito positivo.


O brinquedo e o jogo são produtos de cultura e seus usos permitem a inserção da criança na sociedade.

O brincar aparece como um elemento de aprendizagem e desenvolvimento de adaptação social, de libertação pessoal e conservação da própria cultura ao encerrar uma série de valores, nomeadamente recreativos, pedagógicos cultural, entre outros.



"Soubéssemos nós adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil, teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos, então, aprender com as crianças."
(Monique Deheinzelin).

Vamos continuar brincando!
Abraços da professora Ana Paula

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