terça-feira, 21 de junho de 2011

Projeto de Estudo: A Vida a Partir do Ovo - Parte 3

A CHOCADEIRA


Após ouvirmos esta histórinha surgiram muitas perguntas entre elas: 
- "Por que a galinha tem que ficar sentada em cima dos ovos?"
- "Quando a gente come o ovo não tem pintinho, só tem uma parte branca e uma amarela, porque?"
- "A galinha senta um dia e nasce o pintinho?"
 
Nossas pesquisas continuaram para que as respostas fossem sendo encontradas.
E no meio destas respostas surgiu uma idéia, ou melhor, duas idéias:
- " Vamos ver uma galinha na casa dela?"
- "A gente pode ter uma galinha aqui pra ver os pintinhos?".

Ok, vamos lá! 
Iremos visitar o Sítio do Sr. Ango localizado na Estrada Bonita e que faz parte do Turismo Rural da nossa cidade, que além de ter criação de algumas espécies de animais, trabalha com a produção de melado.
Assim que fizermos a visita, postaremos as fotos, ok?
 Como seria uma situação complicada criar uma galinha na escola, a profª sugeriu que tentássemos conseguir uma chocadeira (que é um aparelho próprio para chocar ovos). Então entrei em contato com o profº Lindomar, responsável pelo Laboratório de Ciências, para saber se poderia nos ajudar. Prontamente se interessou pelo projeto e começou a trabalhar conosco, melhor ainda, construiu uma chocadeira para nós.
No dia 10/6, após algumas explicações que ele nos deu sobre o funcionamento da chocadeira e dos cuidados que devemos ter com os ovos, iniciamos nossa experiência com ovos de galinha.








Diariamente nós observamos o termômetro para verificar se está bem quentinho para os ovos, assim como eles estariam se estivessem com a mamãe galinha no  ninho. Também viramos os ovos de lado duas vezes ao dia, como a galinha faz com suas patinhas. E o mais importante, marcamos no calendário quantos dias faltam para que nasçam os pintinhos. Eles levam aproximadamente 21 dias chocando, portanto a data prevista será 1/7.
Ai que demoraaaaa!

Até a próxima!
Professora Elenir

Nenhum comentário:

Postar um comentário