sexta-feira, 8 de julho de 2011

DICAS DE HIGIENE BUCAL

Papai, mamãe ou responsável,

Decidir o que comprar para a realização da higiene bucal de uma criança não é tarefa tão simples... Nas prateleiras dos supermercados e farmácias uma variedade enorme de produtos com imagens que chamam a atenção da garotada e confundem os pais... As imagens incentivam mas afinal, o que é indicado para a idade do seu filho? 

                                
Durante as atividades de escovação, percebi que muitas crianças usam escovas e cremes dentais pouco adequados a idade. Por isso, estou enviando algumas dicas que irão ajudá-los na hora das compras. Quero deixar bem claro que minha intenção não é fazer propaganda de nenhuma marca aqui utilizada; hoje em dia praticamente todos os produtos de higiene bucal são de boa qualidade. O objetivo principal é realizar um breve esclarecimento para vocês...

                               Primeiro os bebês...                             

        Mesmo antes de aparecer os primeiros dentinhos do bebê podemos iniciar a higiene das gengivas, assim criança também vai se acostumando desde cedo a aceitar a a escovação dos dentes, quando estes surgirem. Nesta fase os pais podem simplesmente usar um paninho ou gaze umidecida em água filtrada após as mamadas, tanto no seio materno ou mamadeiras.

  
 Quando os dentes surgem: creme dental sem flúor, dedeiras ou escovas de dentes com a cabeça pequena, cerdas macias e cabo anatômico, feito para ajudar os pais a manusear a escova. O fio dental pode ser intoduzido por volta dos dois anos.

   Assim que a criança se desenvolve um pouco mais, começa a aprender a cuspir e bochechar, isto por volta de três anos. Agora ela pode começar a usar um creme dental com uma quantidade de flúor bem pequena (na embalagem irá constar: 500ppm de flúor ou menos). A quantidade a ser usada para qualquer idade equivale ao tamanho de um grão de ervilha, é o suficiente. 

As escovas continuam pequenas! 

Como foi mencionado, existem várias marcas de produtos, o mais importante é observar se esta correto para a turminha.VO creme dental fluoretado só deve ser introduzido se a criança souber cuspir e  bochechar!
Quantidade de creme dental... tamanho de um grão de ervilha!
   A turminha cresce mais um pouco e aparecem mais personagens... Agora nas embalagens deve constar por volta de 700 a 900ppm de flúor na composição.


   A partir de quatro anos as crianças já podem usar a maioria dos cremes dentais e com flúor. Importante saber que o uso prolongado de pastas sem flúor (ou com pouca quantidade do mesmo) poderá prejudicar a dentição, favorecendo o aparecimento de cáries.


O uso do fio dental é importante, infelizmente algumas crianças machucam a gengiva ao utiliza-lo, por isso, recomendo que fios encerados, extra finos ou de fitas, eles são melhores para as crianças.


   Os anos vão passando, as crianças se desenvolvem um pouco mais e os primeiros dentes permanentes começam a surgir. Nesta época, estes dentes necessitam de uma maior proteção contra as cáries e o creme dental indicado já é o que os adultos usam, porém os mais simples encontrados. Os dentes nascem um pouco mais amarelos que os de leite, isto é normal, porém alguns pais se preocupam e utilizam produtos para clareamentos; eles não são indicados para crianças, cuidado! É normal a criança não aceitar os cremes com maior quantidade de flúor, pois são um pouco "ardidos", como eles dizem! Procure aos poucos, misturar um quantidade mínima do creme dental de adulto junto ao que eles usam, assim aos poucos se acostumam.


O primeiro molar  permanente nasce por volta dos seis anos ou um pouco menos, é normal.  Não descuidem da escovação nesta fase. Aqui na escola sempre aconselho a turminha a deixar que os pais supervisionem a escovação e façam uma faxina para ajudá-los a combater o ataque das bactérias!




   Alguns detalhes são importantes para a hora da higiene bucal para assim mantermos nossa saúde. Quando ensino os movimentos de trenzinho, vassourinha e bolinha, preciso, para que elas possam  aprender, que estejam utilizando uma escova compatível com o tamanho de suas boquinhas. Por exemplo:


Como é possível uma criança de três a quatro anos utilizar a escova do final deste quadro quando o normal é que ela esteja usando  as duas primeiras?  O contrário também não é indicado. 
 Não se esqueçam também de trocar as escovas no máximo a cada três meses. Quando as cerdas estão gastas machucam  a gengiva e as crianças não conseguem escovar corretamente!

        
Não esqueçam que em todas as idades a língua precisa ser escovada com a própia escova ou raspador lingual.


   A  higiene bucal deve ser realizada no mínimo três  vezes ao dia!


Um abraço e até a próxima postagem,
Drª Heliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário