segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Projeto Dente de Leite: Cuidados para se evitar a Fluorose

Papai, mamãe ou responsável 

    Nosso projeto continua e agora para o segundo semestre estaremos envolvendo a turminha com temas relacionados à alimentação saudável. Porém, antes de dar essa sequência,  realizamos mais uma atividade prática de higiene bucal. 
Veja a seguir algumas dicas:






    Aqui na escola sempre converso com as crianças, estimulando o uso do copo para ajudar a enxaguar a boca e ensinando-as a cuspir a espuma. Falo que é para jogarmos as bactérias para fora da boca, também digo a elas que creme dental é bom para os dentes mas se engolirmos pode dar "dor de barriga".


               
  Na  sala de aula nossa amiga diz que é muito importante escovar os dentes para expulsar as bactérias e ficar com sorriso bonito. Fica feliz em ganhar uma pequena lembrança!





A turminha está se cuidando bem, mas tenho percebido que muitas crianças pequenas ainda engolem creme dental e dizem que não costumam usar o copo em casa durante a escovação. Mais uma vez vou alertar com relação à fluorose que é uma doença causada por excesso de flúor engolido pelas crianças pequenas. Esse excesso é depositado na camada de esmalte em formação e quando as crianças iniciam o processo de troca de dentição, os pais percebem algo diferente: fluorose! Vejam algumas fotos:







Esta última é um caso grave de fluorose.
 Procurem ler os relatos onde explicamos sobre os cremes dentais e qualquer dúvida entrem em contato!
Investir em prevenção é investir em saúde, qualidade de vida.


 Com  a turma do Infantil V e 1ºano, a atividade de evidenciação de placa bacteriana foi também trabalhada. Eles gostaram de ver os pontos onde realmente precisam escovar por mais tempo. 
Foi utilizado um comprimido com corante de placa bacteriana, eles mastigaram, enxaguaram três a quatro vezes a boca e perceberam que onde havia restos de comida o corante grudou e só saiu após uma "bela faxina".





Expliquei a eles que a língua precisaria ser mais escovada, logo voltaria ao tom normal.
 Na próxima sexta, daremos sequência, pois esta atividade foi demorada... e  muito significativa!


 Como tudo tem o tempo certo de acontecer, finalizando este relato, deixo com vocês as fotos dos nossos bebês... Muito linda esta turminha! 
São pequeninos, mas muito espertos e adoram nossas histórias!






Até a próxima postagem!
Atenciosamente, 
Drª Heliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário