domingo, 13 de novembro de 2011

Zé Dentinho, "O soldadinho do Espaço"

   A história do Zé Dentinho, retrata de maneira graciosa, as incertezas das crianças durante a fase das trocas dentárias que se iniciam cada vez mais cedo,  por volta dos cinco a seis anos de idade, permanecendo até os doze anos.
Os contos populares relacionados ao assunto foram revividos, enriquecendo nossa cultura popular e, de certa forma, ajudando a turminha a vencer o medo, presente nesta fase.



Conforme foi dito, a fase de trocas aparece cada vez mais cedo e algumas crianças do infantil IV já se encontram neste período. 
A atividade foi realizada com intuito de já prepará-los para o que está próximo a acontecer. Os amigos que já estão com "janelinhas" conversaram com a turma sobre como foi a queda do dente.
Assim, aos poucos, eles irão perdendo o medo.


A turminha viu, através de um manequim dentário, como os dentes permanentes ficam alojados na gengiva esperando pelo momento da troca. Ficaram muito interessados!



Alguns dias depois desta atividade, nossa amiga Érica também ficou de "janelinha"!




Nossa amiga Luíza, recebeu uma carta da Fada dos Dentes e trouxe para compartilhar com os amigos a experiência e a alegria!





Levaram para casa a história, para que os pais em casa conhecessem melhor tudo que pode acontecer com a troca de um dentinho...




A curiosidade das crianças é visível durante as aulas, acredito que aprenderam muito e não se surpreendam se eles derem uma aula sobre o assunto em casa!

Atenciosamente, 
DrªHeliana R. Yamamoto e Equipe Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário