sexta-feira, 30 de março de 2012

Aula de dança 2012



Não há dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. 
Elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. 




Henri Wallon nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas.




O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, ideias: o corpo fala.




Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.




A dança tem uma função pedagógica específica na escola que se traduz na criação de movimentos criativos e de livre expressão da criança.




Uma das finalidades da dança na escola é permitir a criança evoluir em relação ao domínio de seu corpo, assim desenvolverá e aprimorará suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos (BARRETO 2002). 




Enquanto um processo educacional, a dança não se resume em aquisição de habilidades, mas sim, contribui para o aprimoramento de habilidades básicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. 




A dança é uma forma de integração e expressão tanto individual quanto coletiva, em que o aluno exercita a atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade.



 
Na dança, o lance não é o passo, mas como o corpo inteiro se organiza para o passo. Aprendemos flexibilidade, não passos. [...] depois de um tempo dançando, o corpo inteiro muda. A  postura, o jeito de andar, de abraçar, de desviar de pessoas na rua...






Perdido seja para nós, aquele dia em que não se dançou nenhuma vez!
 - Filósofo alemão




Aproveite cada minuto da aula de Dança!

Beijos,
 Professora Arlete

Nenhum comentário:

Postar um comentário