As crianças possuem uma natureza singular que as caracteriza como seres que sentem e pensam um mundo de um jeito muito próprio.
Nas relações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas, seus anseios e desejos.
(Cenas das crianças em nossa casinha)
Para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados. Essa peculiaridade da brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade. Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das idéias, de uma realidade anteriormente vivenciada.
Brincando em nosso Mini trânsito |
No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando.
Cenas em nosso Minicentro da Cidade
A intervenção intencional do professor baseada na observação das brincadeiras das crianças, oferecendo-lhes material adequado, assim como um espaço estruturado para brincar permite o enriquecimento das competências imaginativas, criativas e organizacionais infantis.
* Texto baseado no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil
"SÓ É POSSÍVEL ENSINAR UMA CRIANÇA A AMAR, AMANDO-A"
(Johann Goethe)
Um grande beijo
Professoras Mirian e Anna Clara
A Yasmin tá lindaaaaa de peruca nega maluca!!! BEIJOS.
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