domingo, 11 de março de 2012

A BRINCADEIRA NO UNIVERSO INFANTIL

"Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade"
(Vygotsky)









Você não pode dizer a uma criança que é hora de se exercitar; isso é desanimador... você tem que dizer: "Vamos ao parque nos divertir um pouco". Daí você as leva para correr um pouco, brincar nos balanços, balançar nos travessões, basicamente ter um programa completo de exercício na forma de brincadeira.
(Arnold Schwarzenegger).











"...a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa".(J.Piaget)




 "As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade".(Vygotsky)






"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )







“Não paramos de brincar porque envelhecemos, envelhecemos porque paramos de brincar.”
(Nana, 103 anos)

Um abraço e até a próxima postagem!
Profª Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário