quarta-feira, 10 de abril de 2013

Projeto "Fazendo Arte" - Construção da Identidade

Iniciamos o projeto "Fazendo Arte", que tem como objetivo principal trabalhar questões fundamentais do desenvolvimento da criança e do seu cotidiano. 
Nesse sentido, a arte vem nos auxiliar como instrumento de leitura que a criança faz do mundo e de si mesma, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, da sensibilidade e da criatividade. Optamos por explorar inicialmente a construção da identidade...
Confira as atividades que realizamos:

Na roda de conversa, mostramos um espelho para as crianças, perguntando o que era e qual é a função desse objeto.


Em seguida, cada criança foi incentivada a se observar e realizar um registro, representando o que observou.




Cada criança socializou uma foto de quando era bebê, trazida em forma de tarefa.




A partir dessa socialização, fizemos um comparativo: veja como cresci! Explorando o tamanho e as outras diferenças em relação ao que somos agora.



No espelho da sala da brinquedoteca, observamos as nossas diferenças em relação aos amigos: todos somos diferentes, a começar pelo nome, e isso não nos faz melhores ou piores, apenas únicos, entre tantos outros também únicos.

Após esse diálogo, observamos também que somos parecidos com outros (apesar de não existir ninguém igual) as crianças folhearam revistas procurando alguma pessoa que fosse parecida com ela. Alguns relacionaram o cabelo, a roupa e o gênero, mas algumas crianças não encontraram ninguém parecido.



Durante essa sequência de atividades, tivemos a oportunidade de aprender um pouco sobre as nossas impressões digitais, através de um texto informativo.

Para finalizar, apresentamos para as crianças a obra "Autorretrato" de Tarsila do Amaral. Perguntamos o que estavam vendo e explicamos o que é um autorretrato.


O próximo passo foi colocar a mão na massa, realizando o registro no espelho: o trabalho ficou lindo! Parabéns crianças!





Até a próxima postagem! 
Beijos Juli e Paola





Um comentário:

  1. Brena - mamãe da Luiza10 de abril de 2013 às 12:16

    Uau, que linda postagem...
    Parabéns Juli e Paôla! Quanto aprendizado para os nossos pequenos.
    Muito legal essa "arte" toda.
    Dá para entender porque a Luiza fica ansiosa para ir a escola todos os dias.
    Continuem com o belo trabalho ;)
    Bjus

    ResponderExcluir