domingo, 19 de maio de 2013

Brincando com a Dança (Turno Vespertino)

Este ano a aula de Dança está vinculada com o Projeto L.E.R. - "Volta ao mundo", onde será trabalhado ritmo, cultura, vestimenta e linguagem de diversos países da leitura, da arte, da música, da DANÇA...

Vamos ver nossas primeiras experiências?



CONHECENDO OS RITMOS BRASILEIROS, OBSERVAMOS AS CORES DA BANDEIRA DO BRASIL E REALIZAMOS A FESTA DAS FITAS.


Obaa! Vamos brincar de balão e na hora de estourar um susto vou levar!!







A dança tem uma função pedagógica específica na escola infantil que se traduz na criação de movimentos criativos e de livre expressão da criança!




No ritmo da música " Aquarela do Brasil".



 Brasil!

Meu Brasil Brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor...






A criatividade rola solta entre os nossos dançarinos!





Abre a cortina do passado


Tira a mãe preta do cerrado

Bota o rei congo no congado

Canta de novo o trovador

A merencória à luz da lua

Toda canção do seu amor

Quero ver essa dona caminhando

Pelos salões arrastando

O seu vestido rendado...




Hora da Foto!




Uma das finalidades da dança na escola é permitir a criança evoluir em relação ao domínio de seu corpo, assim desenvolverá e aprimorará suas possibilidades de movimentação descobrindo novos espaços, formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos. 
(Barreto, 2002)



Esse coqueiro que dá coco
Oi! Onde amarro minha rede
Nas noites claras de luar
Por essas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
Onde a lua vem brincar
Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro
Terra de samba e pandeiro...




Brasil!
Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiferente
Brasil, samba que dá
Para o mundo se admirar
O Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor...


Oi! Essas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
Onde a lua vem brincar
Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil!






 A dança?
Não é movimento

súbito gesto musical
É concentração,num momento,
da humana graça natural

 Carlos Drummond de Andrade

Galera até a próxima!!!
Beijos 
Profª Arlete



Nenhum comentário:

Postar um comentário