domingo, 27 de outubro de 2013

A Formação do Leitor / Profª Juliana / Inf. III


A formação do leitor acontece antes mesmo de a criança aprender a ler. Ela se dá durante os primeiros contatos com o livro, seja folheando-o para observar as imagens, seja contando a história a partir do seu repertório, ou ouvindo histórias contadas por outras pessoas.



No livro Como um Romance, Daniel Pennac fala da formação do leitor: " Ele é, desde o começo, o bom leitor, que continuará a ser se os adultos que o circundam alimentarem seu entusiasmo, em lugar de pôr a prova sua competência, estimularem seu desejo de aprender, optarem por perder noites lendo, em lugar de procurar ganhar tempo, e se recusarem a transformar em obrigação aquilo que é prazer."



Para o mesmo autor "somos habitados por livros e amigos."



Acreditamos que a leitura precisa ser descoberta muito menos como um mero entretenimento e muito mais como uma aventura que engaje o eu em uma experiência de inteligência e emoção, que desenvolve a imaginação, amplia o nosso repertório, nosso vocabulário e nos permite transformar ou engrandecer nossa experiência de vida em um grau de intensidade que não se iguala a nenhuma outra atividade.



"O homem constrói casas porque está vivo, mas escreve livros porque se sabe mortal. Vive em grupo porque é gregário, mas lê porque se sabe só. Essa leitura é uma companhia que não ocupa o lugar de qualquer outra, mas nenhuma outra companhia saberia substituir." Daniel Pennac



Os momentos de leitura fazem parte da rotina da educação infantil no Elias Moreira, seja na biblioteca, na sala de aula, ou com outras turmas, enfim, assumimos o compromisso de contribuir de forma significativa com a formação dos nossos leitores.



E como é bom ouvir histórias! Vamos ler para as nossas crianças!
Abraços, Juli e Paola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário