sexta-feira, 16 de maio de 2014

Projeto LER - Infantil V - Profª Bruna

              
       A turma do Infantil V-C deu início ao projeto LER, conversando sobre um dos maiores escritores brasileiros, o precursor da literatura infantil no Brasil, José Bento Renato Monteiro Lobato, mais conhecido como Monteiro Lobato.


   Conversamos sobre suas obras e a de maior destaque na literatura infantil foi "O Sítio do Pica-pau Amarelo".

   
    No dia Internacional do livro, 23 de Abril, confeccionamos um marcador de páginas inspirado na obra de Monteiro lobato, para as meninas Emília e para os meninos Visconde de Sabugosa.
Adoramos esse lindo marcador:



    Trabalhamos com a história "Bumburlei" da autora Tatiana Belink. A história é cativante, o texto em versos rimados, narra a história de uma menina chamada Mariquinha, que gosta de desenhar e vai explicando para a mãe cada figura que desenha. Até que, em um certo momento ela se assusta com a própria criação, pois se deu conta do que havia traçado... E não é que ela sentiu medo? 


    
   Mariquinha não ficou sozinha, a turminha do Infantil V "mergulhou de cabeça na história" e viraram os personagens principais. Ouvidos sempre atentos, olhos bem abertos e a imaginação fluindo. 
  "Fomos pegos de surpresa numa noite fria, estávamos dormindo na barquinha da Mariquinha quando uma tempestade se aproximou e fomos acordados pelos movimentos bruscos do mar, chacoalhando de um lado pro outro..."


   "Já em terra firme, no outro desenho de Mariquinha, fomos na janela observar os meninos jogando bola, segundo Mariquinha aqueles meninos são uns craques do futebol."
      

   "Antes de nos despedirmos da Mariquinha, tivemos  que ajudá-la, pois estava com medo do monstro Bumburlei, ela não queria nem deixar a gente ver ele, mas Mariquinha com a nossa ajuda deixou o medo de lado chamou ele pra conhecer nossa turminha. Ficamos surpresos não é que ele é um monstro legal e bonzinho? Ele adora música, aproveitamos e dançamos com ele e com a Mariquinha. Nos despedimos muito felizes pois sabemos que logo logo estaremos nos aventurando em outras fascinantes histórias."

A literatura pode ser utilizada como meio de criar a imaginação e também oferecer reflexões acerca da nossa vida!
                      
               Um abraço carinhoso e até a próxima. 
                     Professoras: Bruna e Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário