segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Aula de artes - O ponto


O PONTO

Para realizarmos a técnica do pontilhismo que será a próxima atividade a ser concretizada, começamos abordando o ponto, pois ele é o primeiro elemento importante para produção artística. 

                 



Coloquei para as crianças que todo artista usa o ponto na realização de suas obras, assim como a linha, a forma e a cor. Muitas vezes, não damos a devida importância a esses recursos, até percebermos o quanto são indispensáveis para que a obra produzida tenha um significado estético.
  




Brinquei com todos dizendo, que quando citamos essa palavra “ponto”, você poderá pensar em um ponto final ( . ) ou de interrogação ( ? ) ou de exclamação ( ! ) que fazem parte da pontuação na escrita. Ou você ainda pensará em um ponto de ônibus, em um ponto de chegada ou de partida, em um ponto de encontro... Esses pontos, que determinam um lugar, também são significativos. Mas, vamos pensar no ponto ou nos pontos que usamos para realizar um desenho, uma pintura, enfim uma composição artística.



Expliquei que os pontos na composição artística não têm dimensões definidas, pois se apresentam de diferentes formas. Eles podem ser redondos, ovais, quadrados, pequenos ou grandes. Se você usar esses recursos, conseguirá efeitos interessantes na sua produção artística. Sendo assim, podemos afirmar que um simples toque da ponta do lápis no papel forma um ponto, que pode, como falamos variar de forma e de tamanho.






Relatei que podemos fazer pontos dispersos e agrupados entre outros, algumas crianças sabiam o que significava e outras não, mas expliquei o que seriam pontos dispersos e pontos agrupados. 





Então passamos a exercitar no quadro e não diferente como em todas as outras aulas todos estavam apreensivos em começar as atividades.



































Um abraço,
Profª Jana

Nenhum comentário:

Postar um comentário