sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Aula de artes - PONTILHISMO

PONTILHISMO

Com a técnica do pontilhismo, apresentei o artista Georges Seurat, relatando sua vida e através de slides, as crianças tiveram a oportunidade de visualizar suas obras. 
Em seguida expliquei a técnica do pontilhismo, onde as figuras são compostas por pontos ou pequenas manchas coloridas que, lado a lado, sugerem a figura e se misturam quando observadas a certa distância. 
   

O Pontilhismo é um movimento também conhecido como neoimpressionista que surgiu na França, como tantos outros movimentos culturais, por volta do ano de 1880, onde os principais iniciadores do movimento foram Georges Seurat e Paul Signac. 



Começamos a realizar as atividades através da obra de Georges Seurat “Tarde de Domingo na Ilha Grand Jatte”, onde cada turma aplicou diferenciadas técnicas do pontilhismo como o infantil III realizou o pontilhismo com tinta e cotonete, o infantil IV fez com a ponta do pincel e o infantil V com canetinhas. 









Cada turma preencheu sua obra com determinado material e assim as crianças realizaram todas as obras com a técnica do pontilhismo com cuidado e olhar de admiração, pois cada pontinho que faziam parecia mágico.











































Realizamos outras atividades como “Desenho Livre” com a técnica do pontilhismo e cada turminha realizou de maneira diferente. O infantil III utilizou grãos de alimentos,  o infantil IV realizou com canetinhas e o V fez com tinta e cotonete.



 




  








































 
















Enfim, última atividade que as turmas do infantil IV e V realizaram foi com o tema “primavera”, utilizando bolinhas de papel. Ficou lindo. 
Sei que sou suspeita, mas é fato.








































 Através dessa técnica do pontilhismo, as crianças desenvolveram a coordenação motora fina, ajudando a melhorar a coordenação dos pequenos músculos, (movimento pinça), e ainda aproveitamos o momento em ajudar a crianças a manusearem corretamente canetinhas que tanto gostam, o cuidado com a ponta, a força utilizada... Entre outros.

Um abraço, 
Profª Jana



Um comentário: