Nossa atividade de artes foi baseada em
“Formar o corpo” e com isso os alunos utilizaram seu tamanho de mão.
O Infantil
III desenhou sua mão, pintou e recortou.
Com as turmas do Infantil IV e V, passei
tinta sobre suas mãos e logo após fizeram a impressão no papel para então
recortar. O restante das partes do corpo (como cabelo) foi feito de lã.
A face, o Infantil III desenhou, o IV e V procuraram nas revistas e recortaram para então colar.
Segue os lindos
trabalhos dos pequenos artistas.
Essa atividade proporcionou o conhecimento do próprio corpo, descobertas, a atenção, percepção, a coordenação e a criatividade, sem contar a alegria de explorar o corpo formando roupas e até estilos como jogadores de futebol, bailarinas entre outros.
Reflexão sobre formar o corpo.
Desenhar a figura humana, ou seja, a si mesmo e aqueles com quem convive, é significativo para a criança, pois permite que pense sobre si mesma, seu corpo, sua personalidade.
Ao estudarmos a história da arte, percebemos claramente que em todos os tempos o ser humano se ocupou de sua representação: na Grécia Antiga escultores como Praxíteles e Fídias procuravam um ideal de beleza, simetria e harmonia que representassem externamente as qualidades humanas. No Antigo Egito a arte procurou fixar a história e a magia sob a forma de pinturas, desenhos e esculturas em que se representava não o que se vê, mas o que se sabe. A pintura clássica retratou tanto a constituição social e econômica das sociedades quanto o imaginário religioso que a cristandade pretendia transmitir aos fiéis. A arte moderna procurou desconstruir a ideia unívoca de representação, ocupando-se do corpo humano para lhe dar um caráter multidimensional como vemos em Picasso. A arte contemporânea ainda se debruça sobre a representação do corpo humano, eventualmente como crítica aos padrões estéticos vigentes.
Com essas turminhas, a criatividade é certa!
Um abraço,
Profª Jana
Nenhum comentário:
Postar um comentário