segunda-feira, 6 de abril de 2015

Dança / Corpo e Movimento - Infantil I e II - Profª Arlete

SEJAM BEM VINDOS AS AULAS DE DANÇA/CORPO E MOVIMENTO

            Para entender melhor vamos refletir um pouco sobre o que se diz a respeito do  MOVIMENTO, conforme REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL...
         O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. 

"O movimento para a criança pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança. O ato motor faz-se presente em suas funções expressiva, instrumental ou de sustentação às posturas e aos gestos."

 É por isso que com as  turminhas do Infantil I e II, antes de tudo, realizamos uma adaptação com a  disciplina, pois eles ainda estão no processo inicial da vida, onde alguns ainda tem dificuldade em se locomover,  e também ao ambiente novo. Para que a criança se desenvolva ao passar das aulas, iniciamos o trabalho com:  

Conteúdo: Esquema corporal
Elemento da dança: Corpo

Infantil I e II (matutino e vespertino)


 Objetivos:

Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;

Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para
expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de
interação;

Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr,
pular etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias
capacidades motoras;

Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe,
lançamento etc., para o uso de objetos diversos.







              Nessa fase, predomina a dimensão subjetiva do movimento, pois são as emoções o canal privilegiado de interação do bebê com o adulto e mesmo com outras crianças. O diálogo afetivo que se estabelece com o adulto, caracterizado pelo toque corporal, pelas modulações da voz, por expressões cada vez mais cheias de sentido, constitui-se em espaço privilegiado de aprendizagem. A criança imita o parceiro e cria suas próprias reações: balança o corpo, bate palmas, vira ou levanta a cabeça etc.









              O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações
do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança.


É isso ai galerinha!
Até a próxima...
Beijinhos
Professora Arlete



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