sexta-feira, 8 de maio de 2015

Primeira aula prática de higiene bucal no Infantil V e 1ºano




Durante nossa primeira aula prática de higiene bucal passei algumas dicas importantes para a turminha:
  -- a quantidade de creme dental necessária equivale ao tamanho de um grão de ervilha. O creme dental faz bem aos dentes, não podemos engolir! Primeiro, molhamos a escova, colocamos o creme e não precisamos molhar novamente. Ter um copo com água para auxiliar no bochecho é muito bom!!


                      Aqui na escola, utilizamos uma técnica simples para crianças:


  -- trenzinho: movimentos de vai e vem para escovar os dentes que usamos para mastigar, os de trás.
  -- vassourinha: movimentos feitos para escovar os dentes do lado do céu da boca e do lado da língua.
  -- bolinha: com os dentes encostados fazemos movimentos circulares na parte de trás e na frente. Logo após escovamos a língua e bochechos para finalizar!
   Realizando estes movimentos em frente ao espelho, eles aprendem rápido junto aos amigos.




   Uma forma interessante de ensinar é segurar a escova junto com eles e ir realizando os movimentos. É importante que a criança escove sozinha para ir adquirindo coordenação, porém até por volta dos sete anos elas ainda precisam que os adultos também escovem para elas.















   O uso do fio dental é  essencial para complementar a higiene. Aqui na escola, o chamamos de "CAPITÃO FIO DENTAL" e esta turminha sabe de sua importância! 



         O que comprar para a higiene bucal de meu filho?

Tarefa difícil! Os pais precisam estar atentos e ler a bula do creme dental que irão comprar. As imagens dos super heróis e princesas é o que chama a atenção das crianças, mas cuidado, cada creme dental tem uma quantidade de flúor indicada para cada faixa etária. Crianças com menos de três anos precisam utilizar o creme sem flúor pois a sua ingestão indevida trás problemas para os dentes permanentes, uma doença chamada fluorose. Crianças que estão entre 3 e 4 anos podem utilizar algumas que possuem 500ppms de flúor na composição. Entre 4 e 6 anos a maioria possui por volta de 800 ppms de flúor. Apenas quando os dentes permanentes aparecem a criança pode utilizar os cremes dentais de um adulto. Em caso de dúvidas, procure orientação de um dentista. 

 
Outra questão importante é em relação ao tamanho das escovas, muitas crianças estão utlilizando escovas muito grandes para bocas tão pequenas. Quando a escova é grande as crianças não conseguem realizar os movimentos corretos!! É um erro acreditar que as escovas grandes irão limpar melhor!



        Chegamos ao final! Fico à disposição para eventuais dúvidas que podem  ser enviadas via agenda. 
Um abraço e até a próxima,
Drª Heliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário