Brincar Na Educação Infantil
"Brincadeira de criança
Como
é bom, como é bom.
Guardo ainda na
lembrança
Como é bom, como é
bom.
Paz, amor e
esperança."
É na primeira infância
que a criança começa a desenvolver sua autonomia e identidade. Sendo essencial
estimular e proporcionar momentos de experiência e ludicidade. A brincadeira
deixa de ser apenas “brincadeira” e vira assunto “sério”.
Através do faz de
conta a criança trabalha diferentes aspectos: físico, social, afetivo,
cultural e cognitivo.
Quando a criança
brinca, entra em um espaço imaginário que lhe possibilita uma maravilhosa experiência
de criar e recriar a realidade a partir de sua fantasia e imaginação. É através
do faz de conta, que a criança assimila a realidade e se apropria do mundo
real.
Então, aproveitamos
cada segundo para brincar e mergulhar no mundo da imaginação...
A brincadeira não é uma atividade que a criança já nasce sabendo. Brincar implica na troca com o outro, trata-se de uma aprendizagem social.
Através do lúdico são desenvolvidas habilidades necessárias para a vida escolar e social:
- Criatividade;
- Resolução de problemas;
- Colaboração;
- Socialização;
- Equilíbrio;
- Autocontrole.
Abraços!
Com carinho,
Prof.ª Ana Carolina e
Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário