segunda-feira, 20 de julho de 2015

Projeto Eu e o Outro... Infantil II - Profª Fabíula

"A construção da identidade e a conquista da autonomia pelas crianças são processos que demandam tempo e respeito às suas características individuais. Nessa medida, algumas atividades propostas de forma sequenciada podem ajudá-las nesse processo. Considerando-se que são muitas as possibilidades de trabalho que envolvem este eixo, pois estão associadas às diversas características pessoais, culturais e sociais dos grupos de crianças, pensar nas sequências de atividades implica planejar experiências que se organizam em etapas diferenciadas e com graus de dificuldades diversos." 
(RCNEI, 1998, p.63 e 64)

Partindo desse pressuposto nosso projeto "Eu e outro" procurou contemplar momentos de aprendizagem diversos e consistentes, conforme as necessidades que nossa turma foi apresentando.

Nosso pontapé inicial foi realizar uma roda de conversa para definir os combinados de nossa turma, ou seja, o que podemos e o que não podemos fazer no ambiente da sala de aula.





Para tornar mais concreto o entendimento das crianças, ilustramos nossas atitudes boas com carinhas felizes :) e nossas atitudes que não são legais com carinhas tristes :(



Em outro momento conversamos sobre a importância dos nomes e percebemos que cada amigo tem um nome diferente, pois como enfatiza o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. 13) "a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome..."

Assim, confeccionamos nossas fichas de chamada com pintura, nome e foto.











Mas... Quantos anos os amigos do infantil II têm? 
Descobrimos que temos 2 anos e realizamos uma atividade de representação de número X quantidade, através dos palitos de picolé.













A associação da consciência corporal nessa fase, ainda está em processo de conquista e aos poucos os nossos amigos vão se percebendo, estimulados pelas atividades de construção de esquema corporal.






Não pense que paramos por aqui...
Em breve teremos mais novidades!

Um abraço,
Professoras, Fabíula e Claudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário