Em roda de conversa conhecemos uma caixa mágica e descobrimos dentro dela uma surpresa bem linda, pois como salienta o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. 21) "a observação é uma das capacidades humanas que auxiliam as crianças a construírem um processo de diferenciação dos outros e consequentemente sua identidade."
Após nos observarmos através do espelho dentro da caixa, fizemos o nosso próprio desenho, procurando estimular a conquista da nossa consciência corporal.
"O espelho é um importante instrumento para a construção da identidade. Por meio das brincadeiras que faz em frente a ele, a criança começa a reconhecer sua imagem e as características físicas que integram a sua pessoa." (RCNEI, 1998, p.33)
Nosso espelho foi muito explorado durante as atividades...
No
plano da consciência corporal, nessa idade a criança começa a reconhecer a
imagem de
seu corpo, o que ocorre principalmente por meio das interações sociais que
estabelece e
das brincadeiras que faz diante do espelho. Nessas situações, ela aprende a
reconhecer as características
físicas que integram a sua pessoa, o que é fundamental para a construção de sua
identidade.
(RCNEI, 1998, p.23)
E assim, nós brincamos para nos perceber e atentar que temos nariz...
Orelhas...
Boca e olhos...
E o quanto mesmo tendo características parecidas,
somos diferentes uns dos outros!
Desenhamos o esquema corporal de nossa amiga Alice para coletivamente criarmos características físicas...
Procuramos em revistas: os olhos, as orelhas, o nariz e a boca...
Com a ajuda do barbante representamos o cabelo...
E para finalizar... Com canetinhas e muita criatividade pintamos e desenhamos as roupas.
Aproveitamos um dia lindo de sol para explorar nossa pista de corrida de uma maneira diferente.
Construindo esquemas corporais individuais e explorando ainda mais a conquista da consciência corporal.
Um abraço
Professoras, Fabíula e Claudia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário