segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Festa Junina do Infantil II - Profª Fabíula

Tudo começa em meados de junho quando cada canto do nosso país celebra suas festas. Além das comidas típicas e da tradicional quadrilha, os festejos juninos têm diferentes características em todo o país e podem se apresentar como um rico instrumento pedagógico nas escolas, resgatando as tradições típicas do nosso Brasil.

O Infantil II aprendeu muitas curiosidades sobre as festas juninas, 
vamos conferir?



Em roda conversamos sobre o assunto e observamos diversas imagens que ilustram as características dessa festa típica.




Conhecemos também as vestimentas utilizadas pelos homens e pelas mulheres.



E coletivamente construímos um cartaz com as imagens que mais chamaram a nossa atenção.





Para enfeitar nossa sala de aula com o clima da festa decoramos bandeirinhas bem coloridas.





Aprendemos a reutilizar a garrafa pet para construir lindas lanternas e enfeitar nossa sala juntamente com as bandeirinhas.











Num passeio pela escola recolhemos alguns gravetos caídos na chão para nossa atividade da fogueira de São João.





Cantamos a música:

"Pula a fogueira iaiá
Pula a fogueira ioiô
Cuidado para não se queimar,
Pois essa fogueira já queimou o meu amor..."

Cada amigo construiu a sua fogueira com os gravetos que coletou.











Aprendemos a música:

"Capelinha de melão
É de São João,
É de cravo, é de rosa,
é de manjericão.
São João está dormindo
não me ouve não,
Acordai, acordai,
Acordai João..."

E confeccionamos a capelinha de melão do São João.








Oba!!! Festa Junina também tem brincadeira e nós aprendemos a brincar de dança da cadeira.




Em nossa "barraca do beijo" distribuímos carinho e amor pelos amigos para decorar a porta da sala.




E o dia mais esperado chegou...
Apresentamos a coreografia ensaiada com a profª Arlete para nossa família, na festa junina da escola.



Dançamos lindamente a música:

"Ai bota aqui, ai bota o ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu.
Ai bota aqui, ai bota o ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu.

E depois não vá dizer
Que você já me esqueceu.
E depois não vá dizer
Que você já me esqueceu.

Agora que estamos juntinhos
Me dê um abraço e um beijinho. 
Agora que estamos juntinhos
Me dê um abraço e um beijinho. "






Um obrigado e um beijinho especial para você profª Arlete ♥



Com carinho,

Amigos do Infantil II e
Professoras Fabíula e Claudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário