segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Infantil III e IV: Aula prática de higiene bucal


                                          Papai, mamãe ou responsável,

Durante as atividades práticas de higiene bucal estou dando algumas dicas para a turma e quero estar passando estas dicas a vocês:
Veja a seguir:

  • é bom ter um copo auxiliando a criança, fica mais fácil para ela por a água na boca e fazer o bochecho. Ainda temos algumas crianças que não sabem fazer o bochecho mas devagar, elas aprendem. Em casa vocês também podem ajudar,
  • primeiro molhamos a escova e a seguir colocamos uma pequena quantidade de pasta. Não é necessário molhar a escova novamente,                                                   Iniciamos a escovação com os movimentos de trenzinho, vassourinha e bolinha.
  • TRENZINHO: movimentos de vai e vem para escovar os dentes na superfície que usamos para mastigar, os de trás,
  • VASSOURINHA: movimentos feitos para escovar os dentes do lado do céu da boca e do lado da língua,
  • BOLINHA: com os dentes encostados, realizamos movimentos circulares na parte de trás e na região anterior. Logo após escovamos a língua e bochechos para finalizar!
Realizando estes movimentos em frente ao espelho e junto aos amigos eles aprendem rapidinho!!
Seria muito bom em casa escovar os dentes deles com estes movimentos, sei que já ouviram muito sobre eles!!!
Não se esqueçam de usar o fio dental diariamente.





 Um jeito fácil de ensinar é segurar a escova junto a eles, em suas mãos e ir realizando os movimentos. É importante que tenham o tempo de escovarem sozinhas para adquirirem coordenação motora, porém nesta idade os pais precisam complementar a higiene em todas as escovações!






 Apesar de estar sempre informando os pais sobre qual creme dental utilizar e tamanho das escovas, noto que ainda há pais que não estão sabendo o que comprar. Com esta variedade no comércio realmente é necessário ler a embalagem com cuidado para averiguar a quantidade de flúor no que estiverem levando. As crianças só podem usar o creme com flúor quando estiverem cuspindo  e realizando o bochecho corretamente. Qualquer dúvida neste sentido podem entrar em contato via agenda. Quanto às escovas escolham sempre as de cabeça pequenas, próprias para bocas pequenas!!!


Chegamos ao final de mais uma postagem. 
Um abraço e até a próxima,
Drª Heliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário