segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Aula de Artes - Infantil V - Profª Janaína

Nosso projeto durante o ano será “A Arte e as Plantas” que proporciona a criança relacionar os artistas e suas obras de arte e compreender a importância que existe em conhecer e preservar as plantas que identificam nossa natureza, e se expressar por meio de habilidades artísticas que desperte a curiosidade do aluno para com a importância das plantas para a sustentabilidade de nossas vidas.


Para iniciar nossas aulas de artes começamos a conhecer a biografia de Monet e suas lindas obras analisando e realizando apropriação de suas obras artísticas.

Oscar-Claude Monet foi um pintor Francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas.

Nasceu em Paris, capital da França, mas só foi começar a pintar mesmo no norte do país, na região da Normandia. Lá ele aprendeu a fazer pintura ao ar livre, que é quando o pintor leva a tela e o cavalete para um lugar aberto e pinta lá mesmo, fora de um estúdio.

Depois disso ele voltou a Paris, onde com outros pintores criou uma técnica de pintar a iluminação com pinceladas rápidas. Mais tarde essa maneira de pintar ao ar livre com pinceladas soltas ganharia o nome de impressionismo - tudo por causa de um quadro de Monet chamado Impressão, nascer do sol. 

Meu papel enquanto professora vai muito além de ensinar a desenhar em um caderno de desenho e sim trabalhar com artes visuais, de modo mais amplo, presente em pinturas, gravuras, esculturas, ilustrações e etc.

Pensar em um projeto que contemple as diferentes linguagens em Arte: o trabalho com artistas, observações e apreciação das obras destes artistas, reapropriação destas obras (fazer artístico), contextualização histórica (biografia do artista, momento em que produziu a obra etc.).

A fim de trabalhar a arte em sua pluralidade gostaria de conduzir a criança ao aprendizado artístico por meio de atividades lúdicas e prazerosas.

Segue algumas propostas e fotos das lindas atividades!



Atividade proposta: Trabalhar nosso tema do projeto do ano “PLANTAS”, Explorar a coordenação motora com diversos materiais.



















































Atividade proposta: Reapropriação da obra “A FAMÍLIA DO ARTISTA EM UM JARDIM” DO PINTOR MONET.

































































Atividade proposta: Vaso de flor com a “Obra Chrysanthmes, 1897 de Claude Monet”.
































































































































Atividade proposta: Reapropriação da obra impressionismo “A ponte japonesa ao amanhecer”, de Monet.
















































































Atividade proposta: 

A arte e as plantas, "O que eu vejo lá fora".






















Um abraço, Profª Janaína

Nenhum comentário:

Postar um comentário