segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Ser saudável é divertido! Infantil III Mat./Vesp. - Professora Jessica Novak


Ser saudável é divertido!
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (WHO, 2001), a instituição escolar é considerada espaço privilegiado para a construção de conhecimentos, autonomia, capacidade decisória bem como um ambiente propenso ao acesso e ampliação da informação sobre saúde e nutrição.


Inicialmente conversamos sobre a importância de consumirmos alimentos saudáveis, do bem que fazem ao nosso corpo e como eles nos auxiliam a não ficarmos doentes. 
Em nossas conversas enfocamos no consumo das frutas, já que tínhamos alguns amigos que se limitavam a experimentá-las.






Todos juntos experimentamos cada fruta sobre a qual falamos, e cada um pode expressar se gostou ou não, e fizemos uma lista para saber qual era a fruta favorita de cada um.





Ouvimos uma história diferente: "A Chapeuzinho Vermelho e o Lobo bom", onde o Lobo ensina a menina que para que a Vovó melhore de saúde ela não deve levar uma cesta cheia de doces, mas sim de alimentos cheios de vitaminas para ajudá-la a retomar a saúde.
Após, fizemos uma deliciosa salada de frutas.
A turminha aprovou.

Com a participação das famílias, que enviaram laranjas, conversamos que ela é cheia de vitamina C, e que esta vitamina ajuda a matar o "bichinho" da gripe, que faz a gente espirrar e ficar com nosso nariz entupido.



Conversamos sobre a Melancia, que é cheia de água! E a água faz o que quando tomamos banho? Limpa! Então... precisamos beber bastante água para ela limpar nosso corpo por dentro, e a sujeira sair toda no xixi.










Também conhecemos suas letras... Comparando com as letras de nossos próprios nomes.














Pintamos lindas  maçãs, porque a maioria das crianças a elegeu como sua fruta favorita!








Contamos os alimentos e os reproduzimos em desenhos e falas.





Lembram das laranjas? Com elas fizemos um delicioso suco!


























Que ficou uma delícia!






























Nossos amigos aprenderam a consumir mais alimentos saudáveis, e agora até quem não provava as frutas resolveu experimentar!
Parabéns turma!

Beijinhos carinhosos das Profes, Jessica N.
Lari e Maiara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário