segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Diversidade - Um mundo a descobrir! Infantil III (Mat./Vesp.) Professora Jessica Novak


"Oferece, também, elementos para a compreensão de que respeitar e valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas, sim, respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação."
 (PCN Pluralidade Cultural, 1997, pg.19).

DIVERSIDADE: Um mundo a descobrir
Feira do Conhecimento 2015 - Transforme o Futuro

Compreendendo que não podemos transformar o mundo e tão pouco garantir um futuro com qualidade de vida e igualdade sem que as pessoas que regem tal processo sejam transformadas, realizamos este projeto afim de conhecermos a amplitude de universos (cultura, valores, conhecimento empírico) que uma pessoa pode trazer, aprendendo a respeitar o jeito de cada um, buscando aspectos comuns para vivermos harmoniosamente com as diferenças.

Iniciamos nossa conversa em sala de aula observando apenas moldes de pessoas distintas, questionando o que havia de diferente entre elas, e convidando cada criança a imaginar como elas seriam (aspectos físicos e psicológicos).
Ressaltamos que ao olharmos para as pessoas não deveríamos apenas olhar sua aparência mas sim seu coração, o que ela tinha em seu interior, por isso nesta primeira atividade a pessoa em questão não teria uma face, apenas um coração cheio de suas vivências.



"A bondade nada sabe de cores, credos ou raças. Todas as pessoas nascem iguais."
Abraham Lincoln




Ouvimos histórias que ressaltam as diferenças entre as pessoas e que isso é algo bom, pois nos torna únicos e especiais.


Somos muito talentosos e por isso através da arte, realizamos uma pintura para representar a beleza da diversidade.




















“Trabalhar com a diversidade humana, comporta uma ampliação de horizontes para o professor e para o aluno, uma abertura para a consciência de que a realidade em que vivem é apenas parte de um mundo complexo, fascinante e desafiador, na qual o elemento universal subjacente e definidor das relações intersociais e interpessoais deve ser a Ética.” (Parâmetros Curriculares Nacionais -Pluralidade Cultural. Pg. 19).





















Observamos muitas fotos de crianças diferentes de nós, e também a cada diferença tentamos encontrar algo que fosse parecido, mostrando que embora hajam diferenças entre nós, sempre podemos encontrar coisas comuns, parecidas, Então, convidamos cada criança a pintar uma pessoa com características diferentes das suas.











Ao fim conversamos que todos nós guardamos um tesouro incrível dentro de nós, nossos corações! E que neles guardamos nossos sentimentos, sendo o amor, o maior deles, e somente com um coração cheio deste sentimento é que podemos transformar o mundo, fazendo-o da forma como sonhamos.







Nossas famílias puderam acompanhar como foi nosso desfecho, onde apresentamos uma bela canção sobre sermos diferentes, mas especiais, e que é claro que você vai gostar de nós, do jeitinho que somos!



























Obviamente que não podíamos deixar de prestigiar as outras turminhas que também realizaram projetos significativos.










Um beijo cheio de carinho, das profes
Jessica Novak, Lari e Maiara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário