segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Parlendas, trava-línguas e lendas - PI Infantil IV - Profª Michelle

As Parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre elas.
A Parlenda faz parte da linguagem folclórica presente na cultura popular e é transmitida oralmente através das gerações. Como toda a manifestação folclórica, com o passar do tempo vai sendo reconstruída, apresentando variações, dependendo da região. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.
Em contato com elas, as crianças poderão dar os primeiros passos para a comunicação verbal, pois trabalhando-as em sala de aula, o professor coloca a criança em contato com o saber popular. 
Fica evidente também que as Parlendas, podem ter um papel importante no processo de alfabetização não só pela sua familiaridade com o discurso da criança, mas também porque permite a ela a conquista da linguagem, e o seu uso, ajuda a desenvolver vários aspectos da linguagem e oralidade.

A turma do PI IV mergulhou no mundo das histórias, trava-línguas e parlendas! Utilizamos este tema para realizarmos divertidas produções para a nossa feira do conhecimento.

Confiram a seguir as produções dos nossos "pequenos artistas":


















Após tanta dedicação das crianças, as produções ficaram lindas!!
Confiram:













Ufa! Tivemos momentos de aprendizado, criatividade e diversão!

Até a próxima postagem!!

PI IV

Professora: Michelle e Rosangela

Nenhum comentário:

Postar um comentário