quinta-feira, 3 de março de 2016

"A Construção do Nome" Infantil V Professora: Nany Ferreria

  

A CONSTRUÇÃO DO NOME.

 A construção da escrita do nome é uma necessidade básica na construção do indivíduo. O nome é sempre muito importante nas suas primeiras manifestações da escrita. As crianças em fase de alfabetização podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da classe, em atividades que promovam a socialização da turma, proporcionando ao educador o acesso a um instrumento de avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui, quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome.
 




Muitas vezes usamos essas letras na sala de aula e exploramos todo o potencial existente.



O alfabeto móvel é muito útil em nosso dia a dia em sala de aula, pois auxilia na alfabetização do aluno, em sua introdução à leitura, para formação de palavras, letra inicial, letra final, número de letras e muito mais...






A escrita do nome próprio é uma das mais importantes conquistas da criança que entra no mundo das letras. Para elas, o conjunto de letras que compõe seu nome o representa, proporciona a percepção de si como um ser social, com um nome próprio que o representa, diz algo sobre sua identidade, sua filiação, sua história. A escrita do nome próprio tem papel fundamental no processo de alfabetização do educando, pois representa um passo importante de sua entrada no mundo da escrita.
O conhecimento do nome próprio tem duas consequências importantes para as crianças que estão em processo de alfabetização: uma escrita livre do contexto; uma escrita que informa sobre a ordem não-aleatória dentro do conjunto de letras.







A escrita do próprio nome representa uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita, pelas seguintes razões: tanto do ponto de vista linguístico, como do gráfico, o nome próprio é um modelo estável; é um nome que se refere a um único objeto, tem valor de verdade porque se reporta a uma existência, a um saber compartilhado por ambos, emissor e receptor; do ponto de vista da função, fica claro que identificar objetos ou indivíduos, com nomes, faz parte dos intercâmbios sociais de nossa cultura; a forma e o valor sonoro convencional das letras; a quantidade de letras necessárias para escrever os nomes; a variedade, a posição e a ordem das letras em uma escrita convencional; a realidade convencional da escrita o que serve de referência para checar as próprias hipóteses.








































        E assim encerramos mais uma rica postagem do Infantil V
    Logo, logo mais novidades!
Beijinhos Professora: Nany Ferreira 

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