quinta-feira, 10 de março de 2016

Construção da Identidade. Infantil IV Mat./Vesp. Professora Jessica Novak


"A construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida. A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal. Sua construção é gradativa e se dá por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde com o outro para diferenciar-se dele em seguida, muitas vezes utilizando-se da oposição." (RCNEI- Formação pessoal e social. 1998,p.13).

Nossos amigos do Infantil IV realizaram a construção de seu autorretrato com base na construção de conceitos sobre si mesmos, em especial suas características pessoais e seu nome, fazendo uma comparação de semelhanças e diferenças com os amigos. 
Confiram:


Primeiramente observamos como somos maravilhosos e especiais, vendo a cor de nossos olhos, cabelo...







Depois colocamos a mão na massa e começamos a dar forma em nosso autorretrato.







Cada um através de suas observações sobre si mesmo, realizou a sua própria construção.





Após, conversamos sobre o nome. Falamos que todas as coisas que existem possuem um nome, e que para escrevê-los precisamos utilizar as letras.


Observamos com auxílio do nosso crachá as letras de nosso nome, e com isso realizamos a montagem do mesmo, organizando as letras.















Depois observamos as letras do alfabeto e para nos divertir realizamos um bingo das letras, onde a cada letra sorteada tínhamos que encontrá-las no alfabeto e pintá-las.












 Logo, logo teremos mais novidades!
Beijinhos cheios de carinho das profes
Jé e Alice.

Um comentário:

  1. Olá professora Jessica sou a Cida vo do Bernardo Gonçalves moro em São Paulo e estou mto feliz com o desenvolvimento dele e principalmente de saber que está estudando c alguém que possa oferecer tantas novidades pedagógicas.
    Obrigada por isso e parabéns pelo trabalho...

    ResponderExcluir