terça-feira, 5 de abril de 2016

Corpo e Movimento Infantil I ao III (matutino e vespertino)

ESQUEMA CORPORAL

Objetivos:
Identificar todas as partes do corpo.
- Conhecer as partes do corpo.
- Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos.




Esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. É um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo Wallon (1974. p.9). 


 O esquema corporal resulta das experiências que possuímos provenientes do corpo e das sensações que experimentamos. Não é um conceito aprendido e que depende de treinamento. Ele se organiza pela experienciação do corpo da criança. É uma construção mental que a criança realiza gradualmente, de acordo com o uso que faz de seu corpo. Segundo Le Boulch (1981, p. 74), o esquema corporal é dividido em etapas. 



1ª Etapa: corpo vivido (até 3 anos de idade): corresponde à fase de inteligência sensório motora de Piaget. O bebê sente o meio ambiente como fazendo parte dele mesmo. À medida que cresce, com um maior amadurecimento de seu sistema nervoso, vai ampliando suas experiências e passa, pouco a pouco a diferenciar de seu meio ambiente.



Nesse período a criança tem uma necessidade muito grande de movimentação e através desta vai enriquecendo a experiência subjetiva de seu corpo e ampliando a sua experiência motora. Suas atividades iniciais são espontâneas. 


 Uma estimulação complementar à esse desenvolvimento é importantíssimo. 
E a diversão é garantida!




Em breve mais fotos com as turmas que não estão aqui, porém realizaram as mesmas atividades!!

Beijinhos 
Professora Arlete

Nenhum comentário:

Postar um comentário