terça-feira, 24 de maio de 2016

"Aulas de Arte" Infantil V Professora: Nany Ferreira

"Aulas de Arte"

Magia, descobertas, aventuras...



O ensino da Arte na Educação Infantil mudou ao longo dos anos, trabalhamos de forma com que a criança possa expressar-se nas aulas de Artes e não somente reproduzir o que é solicitado. Mas isto não significa que simplesmente vamos deixar livre, desenhando, pintando e descobrindo sozinho o que gosta e o que quer fazer. O trabalho é complexo neste sentido, pois vamos criar todas as possibilidades para que as crianças saibam e se expressem através da Arte, para que construa um olhar apurado em relação às produções artísticas presentes no mundo (inclusive as suas e as dos colegas de classe).





O trabalho com artes requer uma grande e vigilante atenção no que se refere ao respeito das peculiaridades próprias a cada faixa etária e seu nível de desenvolvimento. Ou seja, significa que o pensamento, a imaginação, a percepção, a intuição a sensibilidade e a cognição da criança devem ser trabalhados de forma integrada e visando favorecer o desenvolvimento das suas capacidades criativas.







O desenvolvimento artístico de uma criança jamais pode ser comparado com o de outra; cada uma tem seu tempo. Em função de a criança ser constantemente movida por meio de estímulos, devemos oferecer-lhe ferramentas encorajadoras desse processo, mas sem interferência na sua expressão artística.







A arte e seus elementos estão presentes no dia-a-dia desses “pequenos” como, por exemplo, nas cores e figuras de uma parede, em um quadro, nas ruas, em casa, nos brinquedos, etc. As artes têm o poder de conduzir essas crianças a conhecerem suas limitações, dificuldades e possibilidades de desenvolver, explorar e conhecer suas reais potencialidades.









A arte quando trabalhada e estimulada desde a mais tenra idade, as crianças são capazes de na vida adulta tornar-se portadoras dos verdadeiros valores essenciais à vida. Assim, a arte tem a graça de possibilitar o desenvolvimento de atitudes como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade; além, é claro, de proporcionar à criança uma leitura do mundo e de si própria. 




Atividade com pintura, dobradura, colagem para deixarmos o espaço dos peixes ainda mais rico. 











Ficou lindo!



Até a próxima postagem, com mais novidades!

Beijinhos

Infantil V

Professora: Nany Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário