segunda-feira, 2 de maio de 2016

"Construção da Escrita" " APRESENTANDO AS VOGAIS" Infantil V Professora: Nany Ferreira

Mensagens, palavras, frases, textos. Compreender e ser compreendido por meio da escrita. Eis a magia do ler e escrever.




A verdade é que, desde muito novas, elas têm acesso à linguagem escrita em seu dia a dia e, aos 4 e 5 anos, estão em plena fase de investigação desse objeto da cultura, inclusive nos suportes digitais. Exploram o teclado do computador, veem o bilhete à mão preso na geladeira, reconhecem os produtos na prateleira do supermercado, os nomes dos programas na televisão e as placas de sinalização. A escrita está por toda parte. 






 Para iniciar, apresentei às crianças uma história muito interessante.

                                        Vamos conferir?

 Era uma vez um castelo bem distante, onde viviam príncipes e princesas de uma família real chamada “As Vogais”. Todos os dias, o príncipe e a princesa das vogais saíam do castelo para passear, mas a rainha mãe pedia sempre que não saíssem sozinhos, para não se perderem. Seguindo a ordem da rainha, saíam sempre juntos, e foi assim que descobriram que poderiam formar pequenas palavrinhas quando passeavam de mãozinhas dadas. Vocês sabem quais são elas?




Do desejo de aprender, que se torna presente na ação de procurar, pesquisar e no próprio exercício do brincar, as crianças pensam, levantam hipóteses e continuam a construir sua interpretação do mundo.
Nesta construção do seu conhecimento, desde cedo a criança aprende a fazer “leituras”. São sinais, índices, marcas, símbolos verbais e não verbais que foram construindo e desenvolvendo para melhor integração com o meio e com os outros.








Em roda de conversa discutimos quais amigos  cujo o nome inicia com alguma vogal? As crianças observaram e procuraram as vogais da primeira letra do seu nome, vamos conferir quem são elas?


 A de  ANA CLARA



                               I de Izadora




A de Augusto



I de Izabel

Gostaram? Em breve mais novidades!

Até mais! 

Beijinhos Infantil V

Professora: Nany Ferreira


Um comentário: