sexta-feira, 17 de junho de 2016

"Conhecendo as Barras de Cuisenaire" Inf. V Professora: Nany Ferreira


"BARRINHAS DE CUISENAIRE"




O material Cuisenaire é constituído por uma série de barras de madeira, sem divisão em unidades e com tamanhos variando de uma até dez unidades. Cada tamanho corresponde a uma cor específica. 



O material tem como objetivo auxiliar a compreensão de alguns conceitos básicos para os alunos das séries iniciais, como a sucessão de números naturais ou a decomposição de uma adição em diferentes parcelas, nas subtrações simples. Nas atividades, os conceitos trabalhados são: sucessor, antecessor, estar entre, antes de, depois de, maior e menor. 







A Primeira etapa foi a observação. Apresentei para as crianças o material explicando por que foi criado. Em seguida as crianças manipularam livremente as barrinhas, executaram construções de várias formas. Fizeram robôs, letras, casas, carrinhos entre outros. Algumas crianças descobriram que poderiam colocá-las em ordem começando pela peça menor para a maior.

FOI MUITO GOSTOSO VER O ENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E ATÉ MESMO CONCLUSÕES FASCINANTES. 






Com as barras de Cuisenaire é possível desenvolver em classes diversas situações para o aprendizado de operações e conceitos matemáticos simples.












O conteúdo trabalhado utiliza, em outras situações de aprendizagem, algumas palavras que fazem parte do vocabulário da criança: maior, menor, antes, depois, entre etc. A Matemática possui linguagem própria, isto é, para algumas palavras, há significados diferentes dos usuais. Por isso, devemos aproximar o conhecimento que o aluno possui ao conhecimento matemático, valendo-se de recursos como o material Cuisenaire.











Após a observação e o contato com esse rico material, agora é hora de colocar em prática o que aprenderam e desenhar as barrinhas com as respectivas cores.

                                      Vamos Conferir?











O material Cuisenaire é constituído de prismas reto retangulares em 10 cores diferentes e comprimentos também.








As atividades ficaram lindas!

Vejam só!








Assim, encerramos mais uma postagem, cheia de conhecimento e muito aprendizado!

Até a próxima!

Beijinhos: Infantil V

Professora: Nany Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário