Entrar no mundo da leitura e escrita parece ser algo complicado,
não é mesmo?
Não para os alunos do Infantil V!
Vivemos em um mundo repleto de informações e estímulos visuais,
sensoriais e auditivos, sejam eles vindos da televisão, dos livros, placas de
sinalização ou até mesmo em nosso ambiente escolar.
Nossas crianças passam
desde o nascimento aprendendo e adquirindo experiências necessárias para cada
fase do processo de desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo.
Sendo assim, nossas atividades pedagógicas não seriam diferentes!
Através de muitas brincadeiras, trocas e novas descobertas,
aprendemos de forma lúdica e prazerosa...
“Ensinar não é
transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria
produção ou a sua construção.”
Paulo Freire
Vamos conferir???
“A, E, I, O, U”
Encontramos as vogais em nossos nomes e identificamos seus
sons.
Brincamos de boliche com as vogais e registramos no quadro.
Brincamos de boliche com as vogais e registramos no quadro.
Aproveitamos nossa pista para escrever às vogais e desenhar figuras/objetos de palavras que se iniciam com elas:
ANEL – ABELHA – ÁRVORE
ESCOLA – ELEFANTE – ESCADA
ILHA – IGREJA – ÍNDIO
OVO – OVELHA – ÓCULOS
UVA – URSO – URUBU
Realizamos
diversas atividades na apostila.
Visitamos nossa “Brinquedoteca”, onde cada criança construiu
seu nome e identificou as vogais presentes do seu nome.
Com muito capricho e atenção, as crianças elaboraram o “Álbum
das Vogais”.
Para construir cada criança identificou a primeira letra de
cada figura recortada e classificou entre “A – E - I – O – U”.
Para colocar em prática tanta descoberta brincamos de
reconhecer e classificar diversas figuras!
Até a próxima...
Com carinho,
Prof.ª Ana Carol e Rosangela
Nenhum comentário:
Postar um comentário