quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Artes - Inf.V "E" - Prof.ª Ana Carol

Arte: do latim significa técnica ou habilidade. Podendo ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens como: desenho, pintura, dança, escrita, escultura, música, cinema e entre outros.
Sendo assim, são inúmeras as possibilidades de representar o processo de criação, que transmitem as emoções e ideias. E que criança não gosta de imaginar, criar e viajar através da vasta imaginação e criatividade???
Em sala de aula não é diferente!
Aula de artes ou não, as crianças estão sempre expressando seus sentimentos, através das brincadeiras ou atividades. E adivinha o que está entre as preferências das crianças? Recortar, pintar, desenhar, utilizar os materiais do estojo: lápis, borracha, tesoura e as canetinhas então, como não adorar.
Através da arte é possível desenvolver habilidades que serão levadas ao longo da vida, como o autoconhecimento, senso crítico, sensibilidade, criatividade, leitura de mundo e por aí vai!

Vamos conferir alguns de nossos momentos 
vivenciados em nossas aulas de artes!?

 Em grupo, cada criança contribuiu com um elemento em nossa representação espacial, com o objetivo de enriquecer as criações desenvolvidas por cada aluno.  
O desenho não é simplesmente a representação do mundo visível, mas uma linguagem com características próprias, que envolve decisões individuais e de culturas coletivas. 





Trabalhamos com a imaginação e as formas geométricas:









Através da observação da imagem as crianças completaram o cenário com desenhos.





Fizeram a releitura de fotografias...


Utilizaram varias técnicas de pintura para trabalhar a coordenação motora e preensão. 



























Não deixamos de fora o esquema corporal, afinal, é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. É um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo Wallon (1974. p.9). 


















Até a próxima...
Com carinho,
Prof.ª Ana Carol e Rosângela

Nenhum comentário:

Postar um comentário