No projeto: "É semeando que se colhe", as crianças conheceram os animais selvagens, domésticos e encerramos agora com os animais do jardim.
Iniciamos essa sequência didática contando para as crianças a História:
"No jardim".
Conversamos:
Que animais apareceram nessa história?
Qual animal vocês mais gostaram?
Em seguida, realizamos empréstimos de livros na biblioteca e cada criança escolheu um para levar para casa, relacionado ao tema.
As famílias também ajudaram, realizando com as crianças a tarefa de descrever com fotos, recortes ou desenhos, o que têm no jardim das crianças.
As crianças apresentaram a tarefa para os colegas.
Assistimos um vídeo: Turma da Mônica em "Inseturminha".
Em seguida, perguntamos:
Qual é a cor do jardim?
Com as respostas das crianças, elas pintaram utilizando o rolinho de pintura
e a cor verde, um jardim.
E agora? O que está faltando nesse jardim?
Que animais podemos colocar?
Com o carimbo dos pés das crianças, confeccionamos uma borboleta.
Eles sentem cócegas... rsrsrs
Mas adoram pintar os pés.
Utilizando recortes e cola colorida, as crianças construíram uma joaninha.
Com caixinhas de ovo, as crianças pintaram uma abelhinha.
E com o carimbo das mãos, fizemos a "Dona aranha".
Após confeccionarmos esses animais, colamos eles no jardim...
Encontramos pela nossa escola uma centopeia.
Depois que a turma da tarde viu, as crianças devolveram ela para o jardim.
Realizamos um passeio pela nossa escola, com o objetivo de identificarmos os jardins e o que podemos encontrar neles.
Encontramos a horta...
Uma árvore com jabuticaba e um banco no parque...
Muitas plantas...
Lindas flores amarelas...
Muitas árvores e até um beija-flor.
Procuramos uma sombra bem gostosa no jardim da nossa escola e realizamos uma roda de música. Cantamos e relembramos músicas de animais do jardim.
A dona aranha, a ginástica da minhoquinha, a centopeia Doroteia e a borboletinha.
É preciso trabalhar e valorizar o meio ambiente e sua diversidade.
Os animais dividem o espaço com o homem, sendo assim, é preciso trabalhar noções de respeito e cuidados com a natureza.
Com o desenvolvimento deste projeto, a turma manifestou interesse e curiosidade por tudo na vida animal, sendo na participação das rodas de conversa, atenção e observação com as histórias sobre os animais,
realização das tarefas, o envolvimento e interesse em todas as atividades propostas, a animação nas brincadeiras e jogos de imitação dos animais.
Hoje é possível observar a mudança nas brincadeiras das crianças, onde costumam fazer de conta que são este ou aquele animal, reproduzindo sons e imitando algumas características que conheceram.
E assim, encerramos nossos conhecimentos sobre os animais e o
projeto: É semeando que se colhe.
Abraços carinhosos,
Professoras Paôla, Ananda e Bruna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário